5 motivos para investir em podcasts
Não é mais novidade: investir em novas tecnologias é necessário para se destacar no mercado em meio à era digital. Agora, diversos formatos e conteúdos concorrem todos os dias para quem obtém mais engajamento e retorno do público em diferentes redes e plataformas da internet. Nisso, os podcasts ganharam destaque conquistando um público que deseja consumir um conteúdo sem a intenção de vê-lo em sua frente.
De forma simplificada, podcast é um programa de áudio que fica disponível em dispositivos com acesso à internet. A palavra é uma junção de iPod (dispositivo de áudio da Apple) e broadcast (que é a distribuição de conteúdo de rádio ou TV). O termo surgiu no começo do anos 2000, mas o primeiro episódio no Brasil ficou disponível em 2004. E, desde então, ganhou o coração dos brasileiros.
Nosso país é líder no ranking de consumo de podcast na América Latina e registrou um aumento de 28% no consumo e um crescimento de 36% na produção desses programas em 2023, segundo dados do Spotify. O formato permite conexões mais profundas com a audiência, aumento de visibilidade e parcerias com perfis de interesse, oferecendo ainda recursos flexíveis para maximizar a exposição da marca. Por isso, nós da Agência Ventura separamos alguns motivos especiais para você investir este formato no seu negócio.
O que são Podcasts?
Os podcasts são áudios em formatos episódios de áudio, mas que também podem conter imagens em vídeo, distribuídos em plataformas de reprodução de áudio como, por exemplo, o Spotfy. Esses episódios podem cobrir uma ampla variedade de tópicos, incluindo entretenimento, histórias, notícias, entrevistas e muito mais. O termo "podcast" é uma combinação de "iPod" (um dispositivo de reprodução de mídia digital) e "broadcast" (transmissão em inglês), mas os podcasts podem ser ouvidos ou assistidos em uma variedade de dispositivos, não apenas em iPods.
#1 Alcance e engajamento de público
Os podcasts têm um alcance significativo e atraem um público altamente engajado, afinal, é dedicado um bom tempo para essas mídias. Não à toa, uma pesquisa da Rajar revela que 94% das pessoas escutam os conteúdos sozinhas.
Sendo assim as marcas possuem um ótimo espaço para desenvolver um relacionamento sólido com a audiência e, acima de tudo, direcionar as produções a nichos específicos. Um ótimo exemplo é a MRV, que recentemente lançou o seu terceiro programa nesse formato, o “Virando a Chave, produzido pela própria Wepod e voltado para corretores de imóveis.
#2 Flexibilidade de conteúdo
Episódios informativos, entrevistas com especialistas, contar histórias de pessoas que atuam no segmento e discussões sobre tendências do setor são apenas algumas das portas abertas pelos podcasts.
#3 Demonstração de autoridade e conhecimento
Os podcasts também permitem que uma empresa demonstre conhecimento e expertise em sua área de atuação. Isso pode acontecer por meio do compartilhamento de insights, dicas e informações relevantes, que estabelecem a marca como uma autoridade no setor.
#4 Monetização das produções
Um relatório da Investimento da Integral Ad Science (IAS) projeta um total de investimentos de US$ 7,5 bilhões em anúncios realizados por áudios digitais em 2024. Isso significa que as empresas estão percebendo as oportunidades de retorno financeiro e parcerias estratégicas através dos podcasts. A monetização da mídia acontece tanto por conta das visualizações e reproduções dos programas via AdSense ou Revenue Share, quanto pelos patrocínios e soluções de marketing.
#5 Aplicação de novas tecnologias
Ferramentas tecnológicas que estão em alta, como a Inteligência Artificial (IA), também estão ditando o futuro do setor de podcasts. “Se a sua empresa valoriza a inovação e as tendências de mercado, não pode deixar essa mídia de lado”, é o que costuma dizer o fundador da Wepod em relação ao tema.
E então, gostou das dicas? Fique por dentro de todas as tendências tecnológicas do marketing digital no nosso site. Para saber mais de outros temas desse gigantesco universo, visite-nos.