Como aplicar o Mobile Marketing
Vivemos na era das redes sociais, onde tudo é digital e nossa vida é regida por telas de smartphones. Exatamente por isso, o mobile marketing surge, como uma jogada inteligente ao público que está o tempo todo com o celular na mão.
Acredite se quiser, mas se você deseja que seu negócio funcione no mundo digital, você precisa investir no mobile. Mas, antes disso, também é preciso estudar se há a necessidade de sua empresa estar presente em todas as redes sociais, afinal o trabalho nem sempre é recompensador.
Se você ainda tem dúvidas, um estudo realizado em todas as capitais do país pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), apontou que 86% dos consumidores efetuaram pelo menos uma compra em lojas online no último ano.
A pesquisa mostrou também que os smartphones foram a ferramenta mais utilizada por quase 70% dos entrevistados. Nesse sentido, uma estratégia de mobile marketing busca interagir com o público-alvo de uma marca usando as aplicações nativas dos dispositivos móveis: celulares, tablets, notebooks, smartwatches e diversos outros.
O que significa o mobile marketing?
O marketing móvel descreve as ações de marketing que essencialmente são desenvolvidas para os dispositivos móveis (smartphones), ou seja, é um segmento dentro do marketing digital.
O mobile marketing também pode ser desenvolvido para qualquer sistema operacional, como Android e iOS. Dentro desse universo estão os celulares, tablets, notebooks, smartwatches e até mesmo para o GPS conectado ao seu carro.
Para isso, uma série de ações são pensadas para divulgar produtos e serviços, reforçar o posicionamento da empresa e construir um relacionamento duradouro com o usuário.
E-mails, mensagens SMS, chatbots, posts de blog, redes sociais e aplicativos. Tudo é pensado com foco na experiência do cliente que está com o celular na mão.
Apostando no mobile
- Dentro dos canais que citamos acima, você pode explorar ações de mobile marketing como:
- Envio de cupons de desconto por SMS;
- Enviar informações de campanhas por SMS;
- Interagir com uma lista de contatos por e-mail e acompanhar essas pessoas até o momento de decisão de compra;
- Enviar sugestões de produtos por e-mail, para contatos que demonstraram interesse;
- Ter cupons de descontos exclusivos para QRCode;
- Usar aplicativos de terceiros para divulgar uma ação;
- Ter um aplicativo para interagir com o público, com conteúdo que não seja diretamente ligado a uma venda;
- Realizar anúncios no Google Ads e Meta (Facebook e Instagram);
- Criar ações exclusivas de WhatsApp para quem interage com a marca nesse canal.
Apesar dessas sugestões, temos algumas dicas de ações que você não deve fazer usando o mobile marketing como estratégia. Evite:
- Comprar listas de contato;
- Enviar conteúdo e campanhas para pessoas que desconhecem a sua marca;
- Experiências negativas com os usuários, foque em ações exclusivas e personalizadas;
- Demora no retorno do contato, os canais de dispositivos móveis pedem por agilidade, assim como o ritmo da pessoa que está usando.
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