Como aumentar o tráfego para e-commerce

28/02/2022

Toda empresa que trabalha com vendas online preocupa-se em aumentar o tráfego para e-commerce, pois este é um dos principais desafios desse segmento de atuação.

Levar mais usuários para o seu site significa aumentar a visibilidade da sua marca e melhorar a sua autoridade, um ponto muito importante para os motores de buscas, como o Google, no momento de escolher o ranking de posições na exibição dos resultados de pesquisas dos usuários.

Vantagens de ter mais tráfego para e-commerce

Antes de mostrarmos como aumentar o tráfego para e-commerce, você sabe quais são as suas vantagens?

Bom, o termo “tráfego” aplicado no meio digital significa o número de usuários (pessoas) que visitam o seu site. De um modo geral, quanto mais usuários entram em seu e-commerce, maiores são as chances de venda. Falamos de um modo geral porque é preciso sempre levar tráfego qualificado para o site, pois apenas levar os usuários, sem haver um planejamento, aumentam as chances de estar atraindo o público errado.

  • Mas vamos as vantagens de levar mais usuários ao e-commerce: 
  • Se mais usuários visitam o seu e-commerce, mais pessoas saberão da existência do seu negócio;
  • Mais usuários terão acesso e podem se interessar pelos produtos;
  • Com mais usuários, abrem mais possibilidades de trabalhar com o marketing para fidelização;
  • Recebendo mais acessos, o Google entende que o e-commerce é relevante, melhorando o seu posicionamento nos resultados da pesquisa.

Essas são apenas algumas vantagens obtidas com o aumento de tráfego para o seu site. Mas falando em tráfego, você sabe quais os tipos que existem hoje? Vamos explicar abaixo!

Tráfego pago 

O tráfego pago é semelhante a publicidade tradicional, ou seja, é preciso investir em anúncios para gerar mais tráfego para o seu e-commerce.

Na publicidade tradicional, a empresa paga um valor para a rede de televisão, rádio ou revista para que os mesmos permitam a veiculação da propaganda. No meio digital a mecânica é a mesma.

Para anunciar, a empresa pode investir em diversas plataformas de anúncios, como o Facebook Ads, Instagram Ads, LinkedIn Ads, Google Ads e muito mais. Uma das vantagens de se investir em plataformas online é o feedback em tempo real e a possibilidade de alterações tanto na parte criativa quanto na parte estratégica com ajustes de público e regiões.

Tráfego orgânico

Se o tráfego pago, como o próprio nome sugere, você deve investir dinheiro, no tráfego orgânico, você atrai visitantes de forma gratuita, sem anúncios. A origem desses acessos é a mesma, podendo ser através dos motores de busca ou pelas redes sociais.

Uma diferença importante entre os dois modelos é que no primeiro, quando você para de investir, seus anúncios param de aparecer. Já no orgânico, como não há investimento, é preciso trabalhar técnicas de SEO para melhorar e manter as suas posições.

Dessa forma, você pode criar estratégias para dividir esforços, focando produtos e serviços diferentes no tráfego pago e no tráfego orgânico.

Mas como aumentar o tráfego para e-commerce?

Como mencionamos acima, existem duas formas de levar mais pessoas ao seu e-commerce: tráfego pago e tráfego orgânico. Agora, vamos dar algumas dicas para trabalhar dentro dessas duas estratégias.

Configure o objetivo da sua campanha

Definir objetivos corretos faz toda a diferença na hora da plataforma entregar os seus anúncios. Existem diversos tipos de objetivos que você pode escolher, mas é importante que eles estejam alinhados com a sua estratégia de divulgação.

Trabalhe com remarketing

Nos anúncios de remarketing você consegue atingir novamente os usuários que em algum momento demonstraram interesse no seu e-commerce, mas que não necessariamente realizaram uma compra.

Com o remarketing, por exemplo, você pode criar estratégias de anúncios pensando em todas as do funil de vendas, ou seja, pode criar um anúncio para os usuários que adicionaram produtos no carrinho, mas não finalizaram a compra.  

Faça testes de copy e arte

Não existe uma fórmula mágica de sucesso e para criar anúncios eficazes também não é como seguir uma receita de bolo. Na hora de aumentar o tráfego para e-commerce, uma simples mudança na chamada do seu anúncio ou na arte de divulgação podem fazer toda a diferença. 

Anúncios robotizados ou que trazem “diferenciais” competitivos que na verdade são pré-requisitos obrigatórios de qualquer negócio como qualidade no atendimento já não são mais eficazes.

É preciso criar textos mais humanos, mais próximos aos usuários. Os anúncios precisam estar de acordo com o objetivo da busca realizada, ou seja, precisam ser a resposta para o que os usuários procuram.    

Invista em SEO

Já mencionamos mais acima que trabalhar o SEO é fundamental para aumentar o tráfego orgânico dos sites. 

As técnicas de SEO ajustam os sites com diversas otimizações, facilitando a navegação dos usuários. É possível realizar otimizações nos códigos, na estrutura, nos conteúdos e até mesmo nas imagens.

Botando em prática todas as nossas dicas, em pouco tempo os resultados já começarão a aparecer.

É importante que haja um controle através de relatórios para entender os canais que estão trazendo mais retorno, quais conteúdos são mais populares e quais campanhas são as mais assertivas.

No final, o seu principal objetivo será conquistado: aumentar as vendas através do maior volume de tráfego no seu e-commerce.