Dia do Consumidor: como vender mais online?
No Dia do Consumidor, bilhões de usuários aguardam por ofertas imperdíveis de produtos e até mesmo serviços de suas marcas favoritas.
Esse dia, que pode virar uma semana e até mesmo mais tempo, deve ser planejado e estruturado de forma assertiva pelas empresas para que seja possível aumentar as vendas e não torná-lo um problema.
o Dia do Consumidor é tão importante para os negócios que é considerado a primeira Black Friday do ano ou a Black Friday do primeiro semestre.
Como iniciou o Dia do Consumidor?
Este dia é inspirado no discurso realizado pelo ex-presidente dos EUA, John Kennedy, no dia 15/03/1962. No seu discurso, Kannedy enumerou quatro direitos fundamentais do consumidor: direito à segurança; à informação; direito à escolha e o direito em ser ouvido.
Mesmo assim, o Dia do Consumidor foi estabelecido apenas muitos anos depois, já em 1985 durante a Assembleia Geral das Nações Unidas. Desde lá, o dia 15/03 é conhecido como World’s Consumer Rights Day.
Em nosso país canarinho, esse tópico entrou em pauta com o Código de Defesa do Consumidor apenas em 1990 tendo a inclusão do Dia do Consumidor no calendário varejista.
Motivos para fazer ações do Dia do Consumidor
O período entre o Carnaval e a Páscoa historicamente rendia poucas vendas no comércio brasileiro. Com a comemoração do Dia do Consumidor, houve a possibilidade de alavancar as vendas através do e-commerce e também em lojas físicas.
Apenas para exemplificar, as lojas virtuais faturam cerca de R$ 3,6 bilhões em vendas com as movimentações desta data. No ano de 2021, o faturamento chegou na casa dos R$ 6,4 bilhões.
Para 2022, a perspectiva é de novo recorde de faturamento com as empresas já iniciando as movimentações cerca de 10 dias antes do pico (15 de março).
O Relatório da, oferece insights para estratégias. E mostra como a data é uma grande chance para os negócios do e-commerce.
Segundo o relatório da AlliN com os dados sobre o Dia do Consumidor do ano de 2021, os segmentos que mais faturaram por conta de ações no ano foram:
- 1º Telefonia
- 2º Eletrodomésticos e Ventilação
- 3º Câmeras e Informática
Dia, Semana e Mês do Consumidor
Como mencionamos anteriormente, cada vez mais as marcas entendem que trabalhar com um período mais longo de divulgação e promoção das ofertas traz mais benefícios e alavancam as vendas.
Entendendo essas vantagens, o mercado de e-commerces estimulam os consumidores a anteciparem as compras e os mantém engajados por mais tempo.
Uma boa dica é criar campanhas específicas para esse período seja Dia do Consumidor, Semana do Consumidor ou Mês do Consumidor. Essas ações podem ser voltadas a preparar os consumidores que aguardam as ofertas e para divulgação das promoções.
Um exemplo, é poder criar uma campanha de remarketing anunciando as ofertas para todos os usuários que interagiram com a campanha de preparação. Dessa forma, você consegue divulgar os produtos para um público mais quente e com maior possibilidade de compra.
Para criar as campanhas do Dia do Consumidor, utilize as Redes Sociais e Google Ads para explorar canais de conversão.
Veja alguns itens importantes para construir as campanhas para o Dia do Consumidor:
- Criação de landing pages ou banners de destaque para o site;
- Criar materiais com um visual atrativo e personalizado para a campanha;
- Realizar realmente ofertas únicas;
- Treinar a equipe de atendimento para ser mais empática;
- Disponibilizar opções de frete diferenciados;
- Planejar a logística de forma eficaz.
Para extrair todo o potencial da data, o ideal é contar com uma equipe especializada, seja através de colaboradores internos ou com a contratação de uma agência de marketing digital.
Na Ventura, contamos com profissionais experientes na criação de campanhas personalizadas em vendas. Além de toda a divulgação, trabalhamos com Business Intelligence com a elaboração de análises e relatórios de dados.