A era dos dados e da informação de qualidade

31/05/2023

A cada ano que passa, a conectividade se torna cada vez mais frequente em nossa rotina. Essa demanda vem se expandindo, à medida que nosso mundo se torna cada vez mais interconectado digitalmente – e isso não é mais segredo. 

Já ficou claro que somos viciados em nossos dados e que a busca por rede rápida e sem falhas é constante.

Assim como qualquer mudança, a era dos dados também traz desafios. O principal obstáculo, neste caso, está em lidar com o fluxo de tráfego da Internet e operacionalizar de forma eficiente as novas tecnologias, para permitir serviços de baixo custo e alta qualidade.

A transformação digital é contínua, mas depende de um recurso essencial para manter sua evolução: a conectividade.

Essa conectividade não se resume ao acesso à internet. Mas trata-se de um recurso essencial para garanti-lo, também viabiliza outras atividades, como uma comunicação de qualidade entre pessoas e dispositivos.

Conteúdo digital e a criação orientada por dados

O conteúdo digital é qualquer material produzido e distribuído por meio da internet. Podemos dizer, que é a estrutura básica do marketing de conteúdo e, consequentemente, o combustível essencial para a existência do funil de vendas.

Na era digital, onde as pessoas têm controle de todas as ações, elas dificilmente se vêem atraídas por publicidade.

Uma criação de conteúdo orientada por dados, vai além de instalar os aplicativos e ferramentas adequados ou contratar uma equipe dedicada de profissionais de dados que se comprometam com um investimento significativo em infraestrutura de dados ou executar um programa único – trata-se mais de tornar análises uma parte fundamental da estratégia de negócios, cultura organizacional e processos.

Veja os benefícios:

  • Aumenta o alcance do seu negócio - é uma grande aliada na hora de gerar leads com anúncios pagos;
  • Gera valor para o seu público através de um conteúdo útil;
  • Integração com outras estratégias, pode ser conciliado diversas ações de blog, redes sociais, e-mail marketing e vendas;
  • Facilidade de mensurar os resultados -  onde todas as ações são facilmente medidas por meio do recolhimento de dados; 
  • Mais resultados com menor custo, isso por que o marketing de conteúdo custa bem menos que o marketing tradicional.

Como adotar as melhores práticas para atingir e encantar o seu público?

Entre as principais estratégias que você pode utilizar para atingir e encantar o público-alvo estão a otimização de sites, a produção de conteúdo e o gerenciamento das redes sociais.

Existem diversos formatos de conteúdo que podem ser produzidos com o objetivo de gerar negócios, por exemplo:

Criação de blog posts: essa é uma das produções de conteúdo mais importante para uma estratégia digital. É parte fundamental das estratégias de inbound marketing e SEO

eBooks: são produzidos para aprofundar determinado tema, como um material de apoio para venda. Podemos trazer como exemplo o ebook que produzimos para o Solid Edge da Siemens onde trouxemos mais informações sobre o software. Essa opção busca converter visitantes em leads; 

Infográficos: materiais ricos que aliam imagem e texto, podendo ser utilizados tanto para complementar outros tipos de conteúdo quanto para gerar leads;

Imagens: ótima alternativa para ilustrar o que está sendo dito, como um registro de uma ação/evento pontual feito pela empresa;

Posts em redes sociais: tem o objetivo de gerar tráfego para o blog, engajar seguidores e divulgar marcas nas principais plataformas de interação, como o Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e LinkedIn;

Vídeos/Reels: uma produção mais rápida que prende atenção do usuário e facilita o entendimento das informações.

Além dos formatos citados acima, também há outros formatos que estão ganhando cada vez mais espaço, como  as pesquisas de mercado, quizzes, newsletters, GIFs, estudos de caso, podcasts, webinar etc.

As chances da estratégia de conteúdo e a uma informação de qualidade ter mais relevância e mais chances com o seu leitor é bem maior se for orientada em dados.

Busque saber das plataformas mais utilizadas e os diferentes tipos de conteúdos que mais consome e investigue as preferências de assuntos que são do interesse do seu público.