Google está penalizando textos de IA?
Desde o surgimento das inteligências artificiais um dos grandes questionamentos para os profissionais de marketing era qual seria o impacto na avaliação dos algoritmos do Google para o seu rankeamento orgânico. Se por um lado em pouco segundo era possível criar um texto completo para blog, do outro havia um temor sobre a qualidade dos textos e a sua relevância como conteúdo de qualidade.
Com o lançamento do Bard - a inteligência artificial do Google - agora chamado de Gemini, muitos imaginavam que as penalizações de fato não iram ocorrer. Em pesquisada realizada pela NP Digital com mais de 1050 profissionais de marketing entrevistado, 640 afirmaram utilizar as IA para criar conteúdos. Já 282 indicaram que fazem uma mescla entre produção original e IA e apenas 129 afirmaram criar conteúdos orgânicos.
Mas então, será que não haverá penalização?
Google anuncia duas melhorias nos resultados de pesquisa
O Google apresentou uma novidade no mês passado que já afetou e seguirá afetando os resultados de muitos sites nas pesquisas orgânicas. Sempre pensando em entregar o melhor resultado para os usuários, essa é mais uma atualização visando penalizar conteúdos gerados por inteligência artificial.
- Atualização do algoritmo principal
- Políticas de spam novas e aprimoradas
Com isso, o Google espera reduzir em 40% o conteúdo não original e de baixa qualidade nos resultados de pesquisa do seu motor de busca. Essa atualização encerra o questionamento, pois mostra que sim, o Google está disposto a penalizar os conteúdos gerados por IA. Mas será que penalizará também conteúdos gerados pela sua própria inteligência artificial?
Sites tiveram quedas nas pesquisas orgânicas pelos conteúdos criados
Desde essas melhorias, muitos sites já apresentaram quedas no seu ranking de pesquisa, trazendo muita dor de cabeça e perdas importantes de tráfego orgânico vindo através do Google. Para mudar isso, é preciso analisar e criar um bom planejamento de SEO. Apenas depois de analisar e criar um plano de ação será possível aplicar as melhores estratégias para reverter essas quedas e evitar novas.
As atualizações do Google não acontecem de forma surpresa, sempre há um aviso de que novidades virão pela frente. O acompanhamento constante de métricas de SEO também servem como uma forma de antecipar possíveis mudanças que virão logo mais à frente, seja melhorando ou piorando os resultados.
É por isso que contar com uma agência de marketing digital especializada em SEO é fundamental para o seu negócio, evitando, assim, surpresas ao longo dos meses referente ao tráfego orgânico do seu site.