A Importância da Taxa de Conversão para Analisar Vendas
A taxa de conversão é um indicador precioso na construção de estratégias sólidas de aumento de vendas. Neste conteúdo, vamos entender mais sobre como identificá-las, quais erros devemos evitar, além de encontrar soluções para elevar o potencial do seu negócio.
O que é taxa de conversão?
Para iniciarmos essa conversa, vamos explicar o que é uma taxa de conversão. Podemos entendê-la como uma espécie de métrica que busca analisar a eficiência de determinada estratégia.
Por exemplo, quando uma empresa divulga um material tipo e-book ou oferece a assinatura de uma newsletter online são formas de converter um possível consumidor de conteúdo em comprador.
E é esse movimento que parte do consumo de conteúdo e ocasiona na compra de determinado produto ou serviço, mais especificamente, o retorno desse esforço, que chamamos de taxa de conversão.
No caso do setor de vendas a conversão é esse retorno do ato da compra, mas em outras áreas, não necessariamente ele será financeiro ou comercial. Em termos de Marketing Digital, o aumento de seguidores nas mídias sociais da empresa, pode ser interpretado também como um tipo de conversão.
Qual a importância da taxa de conversão?
Entender o que está por trás desses indicadores é essencial para compreender de que forma a empresa está recebendo os leads. Além disso, podem fornecer informações assertivas a respeito de cada fase do funil de vendas.
Ciente disso, a sua empresa deve caprichar na experiência do usuário do site do seu e-commerce. Considerando esse fator, separamos os principais erros a serem evitados ao longo da navegação. Saiba quais são eles:
- Links com problemas técnicos que direcionam os visitantes para páginas erradas
- Tempo de carregamento das páginas elevadoFalta de responsividade no mobile
- Produtos sem fotos ou descriçãoFalta de opções de pagamento
- Obrigatoriedade de criação de conta para finalizar a compra
- Dificuldade para rastrear o pedido;Impossibilidade de devolução
- Difícil acesso a um canal de atendimento para sanar dúvidas.
- Esses são alguns exemplos do que deve ser evitado ao longo da jornada de compra do consumidor.
O que fazer com essas informações?
Mais do que ter esses números em mãos, é preciso sabedoria para interpretá-los, pois eles devem indicar decisões a serem tomadas estrategicamente.
Nesse sentido, algumas ferramentas, como o Google Analytics, podem informar dados como quanto tempo um visitante permaneceu no site da sua empresa.
Elas podem sugerir também aspectos a serem desenvolvidos na experiência digital como a credibilidade da sua marca. Além disso, pode indicar outras modificações como posicionamento, tom da marca, identidade visual e definição mais precisa do público-alvo.
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