A Importância da Taxa de Conversão para Analisar Vendas

31/01/2023

A taxa de conversão é um indicador precioso na construção de estratégias sólidas de aumento de vendas. Neste conteúdo, vamos entender mais sobre como identificá-las, quais erros devemos evitar, além de encontrar soluções para elevar o potencial do seu negócio. 

O que é taxa de conversão?

Para iniciarmos essa conversa, vamos explicar o que é uma taxa de conversão. Podemos entendê-la como uma espécie de métrica que busca analisar a eficiência de determinada estratégia. 

Por exemplo, quando uma empresa divulga um material tipo e-book ou oferece a assinatura de uma newsletter online são formas de converter um possível consumidor de conteúdo em comprador.

E é esse movimento que parte do consumo de conteúdo e ocasiona na compra de determinado produto ou serviço, mais especificamente, o retorno desse esforço, que chamamos de taxa de conversão. 

No caso do setor de vendas a conversão é esse retorno do ato da compra, mas em outras áreas, não necessariamente ele será financeiro ou comercial. Em termos de Marketing Digital, o aumento de seguidores nas mídias sociais da empresa, pode ser interpretado também como um tipo de conversão.

Qual a importância da taxa de conversão?

Entender o que está por trás desses indicadores é essencial para compreender de que forma a empresa está recebendo os leads. Além disso, podem fornecer informações assertivas a respeito de cada fase do funil de vendas. 

Ciente disso, a sua empresa deve caprichar na experiência do usuário do site do seu e-commerce. Considerando esse fator, separamos os principais erros a serem evitados ao longo da navegação. Saiba quais são eles:

  • Links com problemas técnicos que direcionam os visitantes para páginas erradas
  • Tempo de carregamento das páginas elevadoFalta de responsividade no mobile
  • Produtos sem fotos ou descriçãoFalta de opções de pagamento
  • Obrigatoriedade de criação de conta para finalizar a compra
  • Dificuldade para rastrear o pedido;Impossibilidade de devolução
  • Difícil acesso a um canal de atendimento para sanar dúvidas.
  • Esses são alguns exemplos do que deve ser evitado ao longo da jornada de compra do consumidor.

O que fazer com essas informações?

Mais do que ter esses números em mãos, é preciso sabedoria para interpretá-los, pois eles devem indicar decisões a serem tomadas estrategicamente. 

Nesse sentido, algumas ferramentas, como o Google Analytics, podem informar dados como quanto tempo um visitante permaneceu no site da sua empresa.

Elas podem sugerir também aspectos a serem desenvolvidos na experiência digital como a credibilidade da sua marca. Além disso, pode indicar outras modificações como posicionamento, tom da marca, identidade visual e definição mais precisa do público-alvo

Otimize as taxas de conversão do seu e-commerce com a Ventura

Somos uma Agência de Marketing Digital especializada em estratégias e performance digitais para alavancar seu negócio.

Conheça as nossas soluções como criação de Anúncios Pagos em redes sociais e Google, SEOInbound Marketing e mais!

Entre em contato e fale com nossos especialistas!