A importância do UX

26/04/2024

Todo produto ou serviço precisa impactar e gerar interesse do consumidor, certo? Entretanto, cada vez mais, nossa atenção é acionada por muitos insights. São diversas telas, notificações e compromissos que tomam conta do tempo de cada um. E aí que surge o desafio: como diferenciar-se em meio a tantas mensagens do cotidiano? 

É nesse ponto que proporcionar uma boa experiência do usuário (UX) é crucial para o sucesso de qualquer produto ou serviço. Mas o que exatamente define a UX e como podemos criá-la?

Afinal, o que é UX?

Uma das palavras que mais se utiliza atualmente, UX, é a sigla que define User Experience ou, em português, Experiência do Usuário. Esse conceito abrange o conjunto de sentimentos, percepções e comportamentos que um usuário tem ao utilizar um produto ou serviço. 

Em outras palavras, é a forma como as pessoas interagem e se relacionam com um produto ou serviço - de forma online e offline. A UX de um negócio abrange todos os aspectos da interação: desde a usabilidade e funcionalidade até a estética e o valor emocional.

Qual a importância da UX?

Pensar de forma estratégica na UX de seu produto ou serviço é refletir sobre as melhores formas de entregar e gerar impacto na vida do consumidor. Um exemplo bastante conhecido trata do consumo de frutas. Um melão, por exemplo, é uma fruta nutritiva e que contribui para uma alimentação equilibrada das pessoas. 

Entretanto, os passos que distanciam o consumidor do alimento, podem afastá-lo da compra. Para explicar: é preciso comprar um alimento que é pesado, descascá-lo, cortá-lo para só então consumi-lo. Só de pensar já cansa, não é mesmo? São muitas etapas!

Pensando nisso, alguns supermercados já vendem a fruta picada em porções unitárias - eliminando etapas e proporcionando uma experiência mais rápida e fácil ao usuário. 

Dessa mesma maneira, deve-se pensar nas experiências do consumidor com o seu produto ou serviço. Quantas etapas ele precisa passar? O quão fáceis são de realizar? Há algum obstáculo? Cada passo gera alguma satisfação com o produto?

É nesse ponto que as estratégias de UX entram em ação: proporcionar a melhor experiência para impactar positivamente o consumidor. Uma boa UX oferece diversos benefícios, tanto para os usuários quanto para as empresas:

Benefícios do UX para os usuários

  • Maior satisfação e fidelidade: usuários que têm uma boa experiência com um produto ou serviço são mais propensos a recomendá-lo para outros e a continuar usando-o no futuro.
  • Maior produtividade: uma interface intuitiva e fácil de usar permite que os usuários realizem suas tarefas com mais rapidez e eficiência.
  • Menos frustração e estresse: um produto bem projetado minimiza erros e problemas, proporcionando uma experiência mais tranquila e agradável para o usuário.

Benefícios do UX para as empresas

  • Maior retorno do investimento (ROI): investir em UX pode levar a um aumento nas vendas, na fidelização de clientes e na redução de custos de suporte.
  • Melhor reputação da marca: uma boa UX contribui para uma imagem positiva da marca e a diferencia da concorrência.
  • Maior inovação: o foco na UX pode levar ao desenvolvimento de produtos e serviços mais criativos e atende às necessidades dos usuários.

Conheça os princípios básicos da UX

Ao projetar uma UX, é importante seguir algumas diretrizes. São elas: 

  • Usabilidade: deve ser fácil de usar e aprender, mesmo para usuários iniciantes;
  • Utilitário: deve atender às necessidades reais dos usuários;
  • Desejável: deve ser atraente e agradável de usar;
  • Acessível: deve ser acessível a todos os usuários, independentemente de suas habilidades ou deficiências;
  • Confiável: deve ser confiável e funcionar de forma consistente;
  • Valioso: deve oferecer um bom custo-benefício e atender às expectativas dos usuários.

UX em sites

As estratégias de melhorar a experiência do usuário é fundamental também na criação ou adaptação de sites para as empresas. Entender como os usuários estão interagindo nas páginas traz insights para transformar essa jornada numa experiência melhor. É preciso analisar a velocidade de carregamento das páginas; a disposição das informações, botões e formulários; a qualidade de leitura dos textos; o contraste entre o fundo e as informações sobrepostas e muito mais.

Por isso, contar com um agência de marketing digital especializada em SEO e UX é fundamental para criar um site que atenda todas essas necessidades. Além disso, as estratégias de UX devem ser constantes, ou seja, é preciso monitorar e adaptar conforme os insights gerados.