Landing Page é importante para campanhas?

22/04/2022

Quem anuncia produtos e serviços na internet, seja através do Google Ads ou de campanhas de anúncios pagos nas redes sociais como Instagram e Facebook e na rede profissional LinkedIn, precisa entender a importância de utilizar Landing Page para alcançar melhores resultados.

No marketing digital, trabalhar com landing pages personalizadas permite diversas oportunidades de divulgação, sendo possível até mesmo realizar testes a/b para ver qual formato performa melhor.

Mas afinal, o que é uma Landing Page?

Landing Page nada mais é do que uma “página de aterrissagem” para os usuários através de campanhas digitais. Essas páginas únicas possuem como objetivo principal a conversão de usuários em leads, ou seja, seu foco é fazer com que os usuários deixem o seu contato.

Muitas empresas possuem sites que não são adequados quando pensamos em campanhas digitais de captura de clientes. Isso pode ocorrer por diversos motivos, seja pelo fato do site ser muito antigo; não ser responsivo (adaptado ao mobile); não possuir formulário de contato ou até mesmo por não oferecer uma boa experiência de uso aos usuários, o famoso UX.

Quando acontece esse cenário, o melhor caminho - e também mais rápido - é criar uma landing page ao invés de reformular todo o site. Nela você pode colocar todas as informações necessárias de forma breve, porém completa, e a única ação disponível ao usuário quando realizada a visita é deixar o seu contato, uma vez que não há distrações com outras páginas.

Landing é importante para campanhas!

Entendo o que é e como funciona uma landing page já é possível compreender a sua importância para as campanhas de marketing digital. Quando o foco dos anúncios é a conversão, as LPs são a melhor escolha a serem seguidas.

Estudos apontam que enquanto sites costumam obter 3% de conversão em campanhas, uma landing page bem otimizada costuma obter 15% aproximadamente. Dessa forma, apenas com a mudança do destino final do usuário é possível obter um aumento expressivo sem ter que mudar criativo, público e verba.

Por ser uma página específica, a landing page permite uma melhor segmentação do público-alvo e garante números mais positivos quando analisamos o retorno sobre os investimentos (ROI). Isso porque, como já mencionamos, o usuário não possui distrações e possui apenas a opção de deixar o seu contato (além de sair da página, claro).

Vamos a um exemplo mais específico de como uma landing page é importante para campanhas?

Imagine que a empresa paga R$ 0,50 para cada usuário que clicar no seu anúncio e for para a LP. A cada R$ 100,00 investidos, a empresa terá um tráfego de 200 pessoas indo para a sua landing page. Até aqui tudo bem? Então vamos analisar dois cenários:

  • Anúncio genérico para Site: não possuindo um direcionamento claro e objetivo, o usuário corre grandes chances de não compreender a oferta anunciada pela empresa. E o que isso resulta? A tendência mais esperada é que o usuário saia do site.

    Se sabemos que um site possui uma taxa de conversão de 3% aproximadamente (quando otimista), isso significa que das 200 visitas, apenas 6 se transformarão em leads (contatos). Isso com um CPL (Custo por Lead) de R$ 16,66.

  • Anúncio específico para Landing Page: através de uma LP otimizada e bem estruturada com a oferta anunciada, as chances de conversão dos usuários aumentam significativamente.

    Conseguindo uma taxa de conversão de 15% (taxa média de uma landing page), das 200 visitas conquistadas, 30 se tornarão leads ao custo de R$ 3,33. Isso representa uma redução de 80% comparado ao cenário de anúncio genérico para um site.

Como criar uma Landing Page?

Existem diversas plataformas online para criação de landing pages. Algumas são pagas, mas não é difícil encontrar boas opções gratuitas. Nessas plataformas você trabalha em cima de templates prontos, ou seja, já existe uma estrutura pronta onde você pode fazer algumas adaptações para ficar mais de acordo com a sua necessidade.

Outra forma é criar uma landing page totalmente do zero e personalizada à sua vontade. Isso é possível através de empresas especializadas em criação de sites como nós da Agência Ventura. Nesse formato, a sua landing page é criada através HTML o que garante mais velocidade de carregamento que impacta diretamente nas boas práticas de SEO buscando um melhor posicionamento orgânico nos motores de busca como o Google.

Seja qual for a forma que você escolher, trabalhar com landing page é importante para campanhas digitais!