O que é BANT?
A metodologia de qualificação dos clientes, conhecida como BANT, pode apresentar um grande potencial competitivo para as vendas do seu negócio. Para que sua empresa possa usufruir dos benefícios desta estratégia, preparamos este artigo. Confira abaixo!
Mas o que é BANT?
Oriunda da língua inglesa, o termo significa respectivamente “orçamento” (budget), “autoridade” (authority), “need” (necessidade) e “timing” (urgência), formando a sigla BANT.
Para ficar mais claro, vamos explicar melhor o que significa cada uma delas.
Orçamento (budget)
Uma das perguntas mais importantes a ser feita para o futuro cliente. A questão financeira não envolve apenas a resposta objetiva de se há dinheiro ou não para aquisição do produto ou serviço. Ela é essencial também para alinhamento de expectativas em relação ao pacote, por exemplo.
Às vezes o cliente não terá o valor do serviço integral, mas uma negociação pode ser feita a fim de adaptar as ofertas e não lesar nem quem está ofertando e nem que está interessado no produto.
Autoridade (authority)
O aspecto de autoridade tem a ver com quem poderá tomar a decisão efetiva de contratação. Logo, é muito importante que você esteja conversando com a pessoa certa.
Algumas empresas quando fazem suas primeiras prospecções nas redes sociais, como o Linkedin, acabam por contatar quem faz parte da equipe, mas não quem realmente decide.
Networking é uma prática super importante, mas neste caso, a troca deve ser mais assertiva e específica.
Necessidade (need)
Um ponto de atenção nessa metodologia consiste em entender a relevância do seu produto ou serviço para o cliente. De nada adiantará uma propaganda magnífica se o produto é dispensável para o consumidor.
Por certo que, alguns meses após a compra, será visível a inutilidade do produto e, consequentemente, o contrato findará. Por isso, é preferível que você invista tempo de qualidade entendo a real necessidade do cliente.
Urgência (timing)
Qual a urgência da aquisição? Pergunta igualmente importante para você construir sua prioridade e, até mesmo, organizar sua equipe, encaminhando os funcionários de acordo com os contratos que vão sendo fechados.
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