O que é Employer Branding?

09/09/2022

A expressão norte-americana, que pode ser traduzida como a marca do empregador, contempla o conjunto de esforços de marketing e endomarketing aplicados à jornada do colaborador para que ele atue como um promotor orgânico da marca a partir da proposta de valor que a organização estabelece ao longo desta trajetória.

Esses esforços servem para criar um posicionamento consistente da marca diante do mercado, além de contribuir para atrair, manter os melhores profissionais dentro do negócio e aumentar o número de clientes

Mas na prática como o Employer Branding funciona?

Essa estratégia visa evidenciar os potenciais da empresa com base nos destaques dos seguintes pontos:

  • Dia a dia da empresa

Mostrar as ações, eventos e iniciativas que acontecem são formas de conectar-se com o público externo e elevar o sentimento de pertencimento dos colaboradores. 

  • Benefícios

Divulgar vantagens como horário flexível, possibilidade de trabalhar híbrido e vale-alimentação com ampla cobertura, são alguns exemplos que fazem a organização se sobressair diante das concorrentes. 

  • Salário emocional

Para além das obrigações financeiras básicas de toda contração trabalhista, existem outros aspectos atribuídos ao total cash do colaborador que atendem anseios subjetivos que podem ter maior valor na balança do funcionário. 

Reconhecimento, ambiente saudável e que tenha uma postura de combate diante de assédio moral, por exemplo, são quesitos que cada vez mais tem chamado atenção de pessoas que pretendem participar de processos seletivos nas empresas. 

  • Plano de carreira

Uma empresa que compartilha os investimentos que faz na carreira dos funcionários, demonstra o quanto se importa com o desenvolvimento e evolução dos colaboradores. 

Mentorias, treinamentos e qualificações internas são ações que certamente atrairão muitos candidatos e manterá vivo o sentimento de permanência de quem já está. 

  • Estímulo ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional

A possibilidade de equilibrar os pilares da vida têm se tornado um desejo de muitos colaboradores, pois cada vez mais as pessoas estão querendo conciliar e passar mais tempo com a família e se dedicarem a outras atividades. 

Como aplicar o Employer Branding?

É necessário construir um planejamento de endomarketing bem estruturado e costurado com os pilares de Employer Branding. O calendário deve incluir junto às datas comemorativas, eventos fixos e ações que surgem ao longo do ciclo as estruturas da marca empregadora e não como algo à parte. 

Nós da Agência Ventura, como agência de marketing digital,  te ajudamos a construir um planejamento totalmente personalizado, que atenda as necessidades da sua empresa e que impulsionará o seu negócio. 

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