O que é lead tracking
No marketing digital, fomentar a entrada de leads é o primeiro passo na tentativa de vender mais para qualquer empresa. Mas, para que isso aconteça, é preciso entender tanto por onde entram os leads quanto como eles se comportam nas suas ações dentro da jornada de compra.
É justamente aí que encontramos o conceito de lead tracking, algo criado para ajudar a entender o comportamento dos leads visando tomadas de decisões estratégicas com o objetivo de aumentar as vendas.
O que exatamente é o lead tracking?
Imagine um investigador muito experiente e eficaz investigando o trajeto de um suspeito. Essa é uma analogia simples, mas é dessa forma que o lead tracking funciona. Claro que ao invés de um suspeito, aqui acompanhamos os passos do lead desde o primeiro contato com a sua empresa.
Esses dados são obtidos através de códigos de rastreamento, links, formulários e, até mesmo, análises de engajamento em redes sociais. A forma mais conhecida é através da implementação de códigos de rastreamento em sites onde podemos monitorar quais as páginas que foram visitadas, o tempo gasto em cada uma, os formulários que foram preenchidos e outros dados.
Como uma agência de inbound marketing especializada, aplicamos o lead tracking nas estratégias de nossos clientes. Assim, conseguimos analisar a eficácia das ações de e-mail marketing para entender como os leads estão interagindo com os conteúdos que estão recebendo.
O lead tracking oferece um panorama detalhado da jornada do cliente e, apartir da análise dos dados, é possível segmentar os leads com base em diversos critérios, como interesses, comportamento e perfil demográfico. Essa segmentação permite que você personalize suas mensagens e ofertas, aumentando a relevância e a efetividade de suas ações de marketing.
Da mesma forma, o lead tracking é fundamental para otimização do ROI, pois ajuda a identificar quais canais estão gerando os melhores resultados em termos de venda. Isso permite que você otimize seu investimento em marketing e maximize o retorno sobre o investimento.
Somos agência parceira do RD Station e Dinamize, duas plataformas de automação de e-mails para estratégias de inbound marketing. Recentemente, conquistamos o 3º lugar na categoria Sucesso do Cliente no Prêmio Limitless RD Station, superando milhares de outras agências quando o assunto é gerar os melhores resultados possíveis para os clientes.
Case de Sucesso com Lead Tracking
Histórias de sucesso devem ser compartilhadas. Através dos nossos serviços de inbound marketing e a configuração adequada do lead tracking, a PLMPRO conquistou duas vezes o selo Gold partner e, recentemente em 2024, o selo Platinum, sendo a primeira revenda Siemens da América do Sul a conquistar esse feito.
A PLMPRO, empresa de Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), é uma revenda da Siemens PLM que oferece implantação e treinamentos dos softwares da gigante industrial.
Com estratégias de lead tracking, analisamos como era feita a navegação dos leads no site, assim como analisamos também como estava sendo a interação com os nossos materiais e e-mails.
Dessa forma, no site reestruturamos blocos, formulários e informações de modo geral, bem como fomos criando materiais mais assertivos com as necessidades dos leads, separando os assuntos através dos softwares.
Por exemplo, com os leads interessados no software Solid Edge, criamos eBooks com dicas e diversos materiais que ajudassem não somente as empresas a enxergarem os benefícios de contratar as licenças, mas também materiais de suporte para seus colaboradores que utilizam o software no dia a dia.
Tudo isso só pode ser desenvolvido através da configuração e análise do lead tracking!