O que é marketing de gamificação
Games, níveis, interação por meio de jogo. São diversas as palavras que ouvimos quando falamos de gamificação. Mas no que consiste exatamente este conceito?
O termo gamificação vem do inglês, gamification, e aborda a aplicação de estratégias dos jogos em atividades do cotidiano. O objetivo da gamificação é aumentar o engajamento de participantes em determinada ação. Ela pode ser aplicada de diversas maneiras, desde uma aplicação por meio do design de determinado produto ou serviço, bem como através de sua interação textual.
Esse conceito também é muito utilizado no marketing. A seguir, vamos entender como a gamificação pode ser uma estratégia relevante às práticas de marketing. Confira:
Mas o que é marketing de gamificação?
Você já se sentiu envolvido por um jogo e seu universo? O marketing de gamificação busca essa interação: envolver seus clientes de uma forma prazerosa e de qualidade. Trata-se de uma estratégia eficaz que transforma as interações cotidianas da marca em um jogo divertido.
Neste sentido, o marketing de gamificação envolve a adição de elementos de design de jogos, como pontos, selos e desafios, além de textos e CTA’s interativos nas atividades de marketing.
Quais são exemplos de marketing de gamificação?
São diversas as formas de criar essa interação. O que importa é proporcionar ao cliente uma experiência verdadeira e envolvente. Algumas das mais frequentes estão listadas abaixo:
Programas de Fidelidade
- Desafios e missões
- Concursos e competições
Conteúdo Interativo
- Quizzes e testes
- Infográficos interativos
- Vídeos interativos
Aprendizagem e Treinamento
- Cursos online gamificados
- Simulações e cenários realistas
- Jogos de treinamento
Eventos e Experiências
- Realidade aumentada
- Realidade virtual
- Jogos de tabuleiro personalizados
Como aplicar o marketing de gamificação
Antes de mais nada, vale recordar que a gamificação deve ser relevante para o seu público e seus objetivos de marketing. Utilizar elementos de jogos de forma equilibrada e natural, sem sobrecarregar a experiência, é um bom começo.
Monitore os resultados e ajuste sua estratégia de gamificação de acordo com o feedback do público. A gamificação, quando aplicada de forma estratégica, pode ser uma ferramenta poderosa para impulsionar o sucesso do seu negócio.
Razões para investir em marketing de gamificação
Conforme vimos, a gamificação pode ser uma ferramenta de sucesso se utilizada com estratégia e de acordo com o público. Alguns dos seus benefícios são:
- Melhoria no envolvimento do usuário
- Aumento das taxas de conversão
- Aumento da fidelidade do cliente
Conte com apoio de especialistas
Se você quiser proporcionar a clientes novos e existentes uma nova experiência, o marketing de gamificação é o caminho a seguir. Com desafios divertidos, recompensas atrativas e competições empolgantes, você elevará o envolvimento e a fidelidade do cliente a novos patamares
Então, por que esperar? Conte uma agência de marketing digital especializada para entender a melhor estratégia de gamificação para o seu negócio.