O que é Marketing Verde?

15/05/2023

O Marketing Verde é uma estratégia que tem ganhado cada vez mais destaque devido a crescente preocupação das empresas em adotar práticas mais sustentáveis seguindo os indicadores ESG (Environmental, Social and Governance).

O termo está relacionado principalmente com empresas que buscam o desenvolvimento de ações sustentáveis, aprimoramento de serviços, como a gestão de resíduos que possam reduzir os impactos das mudanças climáticas.

O interesse público sobre assuntos ambientais também está moldando a forma como consumimos: existe uma crescente demanda por produtos de consumo consciente ou amigáveis ao meio ambiente, que geram menor impacto negativo sobre ele. Um dos assuntos mais buscados é se realmente precisa lavar os resíduos recicláveis antes do descarte.

O Marketing Verde, está atrelado também, à postura adotada por empresas e instituições para que as ações de comunicação contribuam com a sua imagem, reputação, divulgação e venda de produtos e serviços.

Além disso, com a evolução do conceito ESG ganhando cada vez mais espaço, o marketing tem sido um grande aliado para as estratégias de sustentabilidade das empresas.

Marketing Verde x Greenwashing

É preciso tomar cuidado para não confundir os dois, pois muitas pessoas ainda não sabem diferenciar o marketing verde de greenwashing. Para esclarecer, o termo greenwashing está relacionado à prática de alterar ou omitir informações sobre os reais impactos das atividades de uma empresa no meio ambiente, com o objetivo de manipular a opinião pública. Ou seja, é uma tentativa de enganar o público.

Uma alternativa para comprovar informações sobre produtos é conhecer as principais certificações ambientais utilizadas no Brasil.

Empresas que cumprem seu papel e estão preocupadas com os impactos ambientais servem de modelo para que mais empresas sejam responsáveis pelas questões socioambientais e pensem em um meio ambiente equilibrado para todos.

Quais as vantagens do marketing verde?

O marketing verde é um grande diferencial competitivo para as empresas, pois é uma demanda vista como obrigatória pelos consumidores atualmente. No Brasil, cerca de 84% dos consumidores afirmaram que preferem comprar de empresas que adotam práticas sustentáveis e que também estão dispostos a pagar mais caro por seus produtos.

As ações sustentáveis não são restritas apenas para grandes empresas. Cada vez mais pequenos negócios também estão entendendo a importância do marketing verde para atrair e fidelizar clientes, assim como um diferencial na busca por parcerias de negócios de grandes organizações que optam por fechar contratos com fornecedores que também adotam práticas sustentáveis.

Nós somos a primeira agência de marketing digital em porto alegre a contar com o selo Carbono Neutro, o que significa que compensamos a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera proveniente da nossa empresa.