O que faz um Social Media?

25/04/2023

O social media é um dos profissionais que compõem a estrutura de uma agência de marketing digital. É o profissional responsável por cuidar do posicionamento da empresa nas diversas páginas de plataformas digitais.

O trabalho destes profissionais é voltado para a criação e gestão do conteúdo nas redes sociais que será publicado - como Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, entre outros.

A rotina de atividades desse profissional consiste em selecionar e planejar os conteúdos que devem ser publicados ou compartilhados nas redes sociais, podendo ser responsável pela ativação de canais, para pessoas públicas, jurídicas ou até mesmo para si.

Principais funções do social media

Suas principais funções são desempenhar diferentes papéis dentro desse mundo das redes sociais. 

Através do gerenciamento das redes sociais, o social media fica de olho nas interações dos perfis, horários de postagens, comentários dos posts, mensagens e no gerenciamento de toda a produção de conteúdo. 

Essa é uma das habilidades relevantes do social media, que é perceber o comportamento das pessoas e como estão se comportando diante daquele conteúdo. 

O social media também é responsável por planejar todo o conteúdo e analisar as métricas - as mensagens e comentários, podendo ou não, respondê-los também conforme a linguagem dos perfis. 

A criação de estratégias é uma das funções mais importantes.do social media, essa etapa tem por objetivo atender as expectativas dos clientes. 

E todas essas funções se complementam, e serão essenciais para aumentar o reconhecimento da marca, melhorar os esforços de marketing e aumentar as vendas. 

Formação e mercado de trabalho

Para quem busca ingressar no mundo das redes sociais, é importante entender que a profissão de social media está dentro da área de comunicação. 

Se você deseja ingressar nesse mercado, uma boa dica é buscar uma formação que esteja alinhada à comunicação, como cursinhos de Gestão de Mídias Sociais, Marketing, graduações em Jornalismo, Publicidade e Propaganda ou também, outra ótima opção para se tornar um analista de mídias digitais pode ser fazer uma pós-graduação lato sensu em Marketing Digital,  por exemplo.

O mercado de trabalho é bastante amplo, tanto para trabalhos formais quanto para a seleção de freelancers para projetos específicos. E não se resume em instituições corporativas. O profissional da área também pode trabalhar em agências de publicidade, agências digitais ou até mesmo atuar como freelancer. 

Vale destacar que, apesar de ser um mercado de trabalho em ascensão, é, também, um segmento muito concorrido e subdividido em diferentes níveis hierárquicos (conselheiro, head, CEO, diretor, gerente, coordenador, assistente, analista, supervisor, estagiário e outros).

Além disso, a afinidade com as redes sociais é super importante para ingressar nessa carreira, é um ramo que requer boa redação, conhecimentos em direção de arte, realização de estratégias, idealização de projetos, e principalmente saber como interagir com o consumidor, monitorar e analisar as ações.