Sua empresa já está preparada para a Black Friday?
Uma das temporadas comerciais mais lucrativas para os empreendedores e lojistas está se aproximando: a Black Friday.
Neste ano, a data promete descontos e ofertas imperdíveis e já é hora de começar a se preparar. Pensando nisso, fizemos este artigo com dicas bem estratégicas para sua empresa arrasar nesses dias.
Que lições podemos extrair das edições passadas?
A Black Friday, ao longo do mês de novembro, oferece promoções e preços baixos, movimentando o mercado e a receita do país.
As últimas três edições passaram e deixaram aprendizados importantes que precisamos nos atentar para obtermos resultados extraordinários. Confira:
- As intenções de compras sempre foram superior a 60%, a exceção do ano de 2020, em virtude da pandemia;
- Os dois motivos pelos quais as pessoas não finalizaram as compras foram a falta de confiança na marca e as taxas elevadas de entrega;
- As principais categorias de compra foram eletrônicos/informática, depois eletrodomésticos/eletroportáteis, seguidos de moda e acessórios;
- Desde sua primeira edição, em 2019, os consumidores pesquisam majoritariamente os preços em lojas online e depois comparam com os valores nos estabelecimentos físicos;
- Os itens de necessidade seguiram como prioridade;
Muitos clientes realizaram suas compras nas mesmas lojas durante os 3 anos e o que levou eles a manter a escolha foram motivos como preços em conta, confiabilidade da loja/marca e frete baixo.
Como se preparar para a Black Friday?
Acompanhe tendências importantes
A primeira delas diz respeito ao nome do evento comercial. Algumas marcas estão adotando Best Friday ou Beauty Friday ao invés de Black Friday para manifestarem seu apoio a causas de combate ao racismo, por exemplo.
Verifique o seu estoque
Os itens que estarão à venda nesses dias precisam estar bem monitorados, ou seja, o controle do seu estoque precisa ser preciso desde agora, pois somente com esse detalhamento você saberá o que precisará de reposição ou que poderá ser mais oferecido aos seus futuros compradores.
Seja transparente
Prometa somente aquilo que você conseguirá garantir que seu produto/serviço entregará. Cada vez mais os consumidores buscam ter boas experiências ao longo do processo de compra, aumentando a expectativa deles.
Por isso, comprometa-se que de fato seu item faz, sem enganos, sem letras miúdas, sem enrolações.
Cumpra com o prazo da entrega
Está muito relacionado com o item anterior: informe de fato o prazo que o produto chegará na casa do cliente. Não adianta criar uma expectativa na pretensão de fidelizar e comprometer a credibilidade da empresa depois em fóruns de pesquisa.
Ofereça atendimento de qualidade nos canais de relacionamento
Durante essa temporada, é muito comum surgirem dúvidas e pedidos de ajuda para finalização das compras. Por isso, é essencial que seu serviço de atendimento seja amplo.
Isso vai desde oferecimento ao telefone, email, chat ou celular, acessível possibilitando suporte a pessoas com deficiência e também em outros idiomas.
Contabilize o direito ao arrependimento
Previsto no Código do Consumidor, essa prerrogativa permite aos compradores a devolução sem impedimentos, dentro de 7 dias corridos a partir do recebimento do produto.
A política de trocas das empresas, por exemplo, deve se adequar para garantir que o consumidor não sofra nenhum tipo de dano.
Organize bem suas promoções e descontos
Equilibre bem as vantagens que você quer oferecer aos compradores com a sua margem de lucro. Lembre-se que a Black Friday deve favorecer os dois lados, tanto de quem compra quanto de quem vende.
Confira seu caixa e seu balanço financeiro e antes de acabar tendo prejuízo.
Planeje e execute com capricho!
Nós somos uma agência de marketing digital especialista em estratégias de performance, oferecendo um planejamento completo com soluções personalizadas para sua empresa aumentar as vendas durante este período.
Ainda não se preparou para a Black Friday? Entre em contato conosco!