Sua empresa já está preparada para a Black Friday?

31/08/2022

Uma das temporadas comerciais mais lucrativas para os empreendedores e lojistas está se aproximando: a Black Friday.

Neste ano, a data promete descontos e ofertas imperdíveis e já é hora de começar a se preparar. Pensando nisso, fizemos este artigo com dicas bem estratégicas para sua empresa arrasar nesses dias. 

Que lições podemos extrair das edições passadas?

A Black Friday, ao longo do mês de novembro, oferece promoções e preços baixos, movimentando o mercado e a receita do país. 

As últimas três edições passaram e deixaram aprendizados importantes que precisamos nos atentar para obtermos resultados extraordinários. Confira:

  • As intenções de compras sempre foram superior a 60%, a exceção do ano de 2020, em virtude da pandemia;
  • Os dois motivos pelos quais as pessoas não finalizaram as compras foram a falta de confiança na marca e as taxas elevadas de entrega;
  • As principais categorias de compra foram eletrônicos/informática, depois eletrodomésticos/eletroportáteis, seguidos de moda e acessórios;
  • Desde sua primeira edição, em 2019, os consumidores pesquisam majoritariamente os preços em lojas online e depois comparam com os valores nos estabelecimentos físicos;
  • Os itens de necessidade seguiram como prioridade;

Muitos clientes realizaram suas compras nas mesmas lojas durante os 3 anos e o que levou eles a manter a escolha foram motivos como preços em conta, confiabilidade da loja/marca e frete baixo. 

Como se preparar para a Black Friday?

Acompanhe tendências importantes

A primeira delas diz respeito ao nome do evento comercial. Algumas marcas estão adotando Best Friday ou Beauty Friday ao invés de Black Friday para manifestarem seu apoio a causas de combate ao racismo, por exemplo. 

Verifique o seu estoque

Os itens que estarão à venda nesses dias precisam estar bem monitorados, ou seja, o controle do seu estoque precisa ser preciso desde agora, pois somente com esse detalhamento você saberá o que precisará de reposição ou que poderá ser mais oferecido aos seus futuros compradores.

Seja transparente

Prometa somente aquilo que você conseguirá garantir que seu produto/serviço entregará. Cada vez mais os consumidores buscam ter boas experiências ao longo do processo de compra, aumentando a expectativa deles. 

Por isso, comprometa-se que de fato seu item faz, sem enganos, sem letras miúdas, sem enrolações.

Cumpra com o prazo da entrega

Está muito relacionado com o item anterior: informe de fato o prazo que o produto chegará na casa do cliente. Não adianta criar uma expectativa na pretensão de fidelizar e comprometer a credibilidade da empresa depois em fóruns de pesquisa. 

Ofereça atendimento de qualidade nos canais de relacionamento

Durante essa temporada, é muito comum surgirem dúvidas e pedidos de ajuda para finalização das compras. Por isso, é essencial que seu serviço de atendimento seja amplo.

Isso vai desde oferecimento ao telefone, email, chat ou celular, acessível possibilitando suporte a pessoas com deficiência e também em outros idiomas. 

Contabilize o direito ao arrependimento

Previsto no Código do Consumidor, essa prerrogativa permite aos compradores a devolução sem impedimentos, dentro de 7 dias corridos a partir do recebimento do produto. 

A política de trocas das empresas, por exemplo, deve se adequar para garantir que o consumidor não sofra nenhum tipo de dano. 

Organize bem suas promoções e descontos

Equilibre bem as vantagens que você quer oferecer aos compradores com a sua margem de lucro. Lembre-se que a Black Friday deve favorecer os dois lados, tanto de quem compra quanto de quem vende. 

Confira seu caixa e seu balanço financeiro e antes de acabar tendo prejuízo.

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Ainda não se preparou para a Black Friday? Entre em contato conosco!