Por que o TikTok é tão popular entre os jovens?
O sucesso do TikTok é incontestável, mas entre o público jovem o aplicativo é atinge um outro patamar. Desbancando Instagram e X, antigo Twitter, o queridinho da vez desse público traz alguns itens importantes para serem analisados, servindo também como referência para mudanças nas plataformas concorrentes.
Funcionalidade do TikTok
O TikTok se descreve como “o destino de vídeos móveis curtos”, que permite edição de vídeos em tempo real, além de uma forte pegada de humor. É uma rede social com um conjunto impressionante de ferramentas de edição de vídeo, filtros de realidade aumentada e recursos que permitem sincronizar um vídeo com praticamente qualquer trilha sonora que se possa imaginar. Os TikTokers, como são chamados os usuários, podem criar vídeos curtos de até 15 segundos e vídeos em loop de até um minuto de duração.
Muito conteúdo no aplicativo é de dublagem, mas alguns dos vídeos mais populares são de pessoas dançando, cozinhando, fazendo truques de mágica, brincando com animais de estimação e reencenando esquetes de comédia.
Alguns recursos diferenciados do TikTok
A opção de reagir permite que seus usuários filmem suas reações a um vídeo específico, sobre o qual ele é colocado em uma pequena janela, que é móvel ao redor da tela;
Outra funcionalidade de muito sucesso é o dueto, uma função que permite que os usuários publiquem seu vídeo lado a lado com um vídeo de outro criador no TikTok.
O app também emprega inteligência de algoritmos para analisar os interesses e preferências do usuário por meio de suas interações com o conteúdo e exibe um feed de conteúdo personalizado para cada pessoa.
Mas para quem é o TikTok?
O TikTok foi o aplicativo de rede social em que crianças e adolescentes passam mais tempo no dia pelo segundo ano seguido. Um estudo feito pela empresa de software Qustodio revelou que a plataforma de vídeos curtos ficou à frente até do Snapchat e do YouTube, que era o líder em levantamentos de anos anteriores.
No ano passado, o tempo médio do TikTok foi de 107 minutos por dia, contra 67 minutos do YouTube, o que demonstra que a rede chinesa está à frente de muitas norte-americanas. Outras redes também tiveram desempenho menor, como o Snapchat (72 minutos), Facebook (20 minutos), Instagram (45 minutos), Pinterest (16 minutos) e X (10 minutos).
Além disso, um grande atrativo para usar o TikTok é o aspecto criativo do aplicativo, que essencialmente permite que qualquer pessoa se torne um criador.Ele tem feito muito sucesso entre os mais jovens: 60% dos usuários ativos têm entre 16 e 24 anos, de acordo com a agência de marketing influenciadora Mediakix.
Mas isso não quer dizer que os mais velhos vão ficar de fora: vídeos criativos não têm idade! Além disso, a maioria dos adultos que usam o app não está tentando se tornar viral: eles estão fazendo vídeos do TikTok porque é divertido.