É uma boa usar Memes para a empresa?
Conhecidos como os queridinhos da internet desde os anos 2000, os memes estão cada vez mais sendo incorporados às estratégias de comunicação das empresas. Por isso, no blog de hoje vamos falar sobre memes e como usá-los de forma assertiva.
Como surgiram os memes na publicidade?
Constantemente o mercado tanto da Comunicação, do Marketing, quanto da Publicidade estão se reinventando. A prova disso, são as novas formas de se comunicar e de consumir conteúdo.
Com isso, os memes ganharam destaque e se popularizaram nos principais veículos de redes sociais como, por exemplo, Facebook, Instagram e WhatsApp. Essa tendência alcançou os ambientes organizacionais e grandes marcas como Burger King, Magazine Luiza e Santander viram o grande potencial nesse tipo de comunicação.
Uma das razões para isso, é que os memes possuem uma capacidade de, quando bem utilizados, se articularem positivamente com mensagens corporativas. Há informações que precisam do engajamento de toda a empresa e, nesse sentido, esses instrumentos podem trazer leveza, dinamismo e descontração para os textos.
Saiba como usar memes na publicidade da sua empresa
Porém, o sucesso do uso de memes nas comunicações da empresa, tanto internas como externas está diretamente relacionado à forma como são inseridos. Por isso, veja abaixo algumas dicas para você e o seu negócio utilizarem:
Conheça o perfil da sua marca
Tenha total conhecimento sobre o perfil da sua marca. É mais arrojada? Mais descontraída? Ou se posiciona mais informalmente? Saber essas respostas é essencial para determinar quais memes se encaixam com a mensagem que você quer transmitir.
Saiba quem é seu público-alvo
Isso é fundamental para escolha dos memes, pois tanto a conexão quanto o engajamento com as suas serão assertivos se você souber exatamente com quem e para quem está interagindo.
Defina qual será seu objetivo com a ferramenta
Qual a mensagem por trás daquilo que você quer passar? A partir disso, com maior precisão você conseguirá tomar uma decisão segura sobre qual meme será utilizado.
Pesquise em qual contexto aquele meme está inserido
Algumas vezes, determinado meme vem de alguma situação constrangedora e, nesse caso, deve ser evitado. Por isso, mais do que entender se encaixa com aquilo que você quer expressar, é importante saber se, de alguma forma, ele não está inserido em algum contexto que possa trazer prejuízos a sua marca.
Leve em consideração as métricas e indicadores
É interessante ter um controle de engajamento interno para mensurar os níveis de interações. Quantas curtidas, quantos comentários, ou ainda, quantos compartilhamentos foram feitos daquele post.
Isso porque esses resultados poderão fornecer insights preciosos para postagens de vendas, taxas de engajamentos, crescimento de tráfego nos veículos de comunicação do negócio, entre outros aspectos.
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