Customer Success: como manter o cliente satisfeito?

15/02/2023

O Customer Success é uma área importante para qualquer empresa, pois cuida de toda jornada do freguês, desde o primeiro contato até o pós-venda. Entendendo a relevância dele, vamos dar algumas dicas de como manter o cliente satisfeito. 

Por que o Customer Success é tão importante para a sua empresa?

Dizem que a melhor propaganda para o seu negócio é o cliente satisfeito. Isso vale para negócios digitais ou físicos, pois o comprador é um dos elementos que mantém o seu comércio em crescimento.

Quando o comprador está satisfeito com a marca ele não apenas atua como promotor dela organicamente, indicando para pessoas próximas. Além disso, tendem a compartilhar os conteúdos produzidos em redes sociais e deixar comentários em avaliações relevantes como a do Google. 

Como manter os clientes satisfeitos no dia a dia?

Agora que entendemos a importância do Customer Success, vamos passar algumas dicas práticas que podem ser inseridas na rotina da sua organização. Confira:

  1. Saiba quem são seus clientes

É fundamental conhecer seu público-alvo, como se comporta, o que gosta de consumir, dentre outras informações. Isso é de extrema utilidade tanto pela questão de conquistar a audiência, como alocar recursos temporais da sua equipe na busca por inovação. 

  1. Ofereça o melhor atendimento 

Muitas pessoas são movidas pelo atendimento. É comum ouvirmos relatos de pessoas que sempre voltam em determinados estabelecimentos por causa do atendimento. Assim como sabemos do potencial destrutivo que uma crítica pode conferir a uma marca. Por isso, capriche no seu atendimento!

  1. Disponibilize canais de interação

Invista em um bom SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). Disponibilize chatbot durante as compras, caso você tenha um e-commerce. Se o empreendimento for presencial, prepare seus vendedores com todas as informações necessárias sobre o produto. 

  1. Invista no seu pós-venda

Garanta aos seus clientes que eles terão acesso a empresa depois da compra. Nesse sentido, o WhatsApp pode contribuir com esse objetivo, pois é um aplicativo de mensagens que tem aproximado cada vez mais pessoas e marcas. 

  1. Alimente seus clientes com conteúdos de qualidade

Manter as redes sociais da empresa bem alimentadas pode ser uma excelente forma de fidelizar os clientes. Invista em criação de conteúdo que podem ser relevantes para sua clientela. 

  1. Analise os resultados 

É importante mensurar os resultados daquilo que a empresa tem produzido. Métricas e indicadores podem ajudar a entender como o público interage com a sua marca, o que mais gosta de consumir e aquilo que não chama muito a sua atenção. 

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