Geração Z potencializando as vendas

09/08/2024

As marcas estão cada vez mais apostando na Geração Z para aumentar as suas vendas não apenas em datas comemorativas, mas também durante todo o ano. Um dos principais motivos para essa aposta se dá pela característica desta geração de presentear amigos e familiares, tendo como presente ideal os famosos gift cards.

Claro que as marcas não devem largar os demais públicos e focar apenas na Geração Z. Ao se planejar uma campanha de marketing e vendas, são elaboradas diferentes estratégias para diferentes públicos, ou seja, é possível criar ações específicas para o público X e outras para o público Y.

Essa combinação é fundamental para aumentar as vendas, pois os públicos se comportam e consomem coisas diferentes. Entender isso é apenas o primeiro passo de um longo caminho.

Quem faz parte da Geração Z

Também conhecida como Gen Z, a geração Z é composta pelas pessoas nascidas aproximadamente entre o final da década 90 e o início dos anos 2010. Essa geração sucede os Millennials (Geração Y) e precedem a Alpha.

Pelo período, a Geração Z cresceu em um momento em que o mundo já estava altamente conectado. Acesso à internet, celulares e presença nas redes sociais fazem parte de suas vidas desde cedo. Por isso são considerados a primeira geração de nativos digitais.

Outra característica importante de se destacar e entender nessa geração é a forte tendência em valorizar a diversidade de inclusão e pautas sustentáveis. Inclusive, trabalhar o marketing verde e ações sustentáveis são formas bem sucedidas de atingir esse público.

Grandes empresas como a Siemens, além de divulgarem suas ações sustentáveis, ajudam também outras empresas a encontrarem essas soluções. Através dos softwares Solid Edge e Teamcenter, por exemplo, a empresa Plastic Fischer conseguiu reduzir o desperdício de plástico nos rios para ajudar a evitar a poluição de oceanos.

Relação da Geração Z com as vendas

Como mencionamos no início deste conteúdo, a Geração Z vem potencializando as vendas das empresas. E esse impulsionamento vem através de um ato simples, mas extremamente carinhoso: o simples fato de presentear quem ama.

Ganhar presente é bom, mas dar um presente também nos traz felicidade. E é justamente aí que a Geração Z vem se destacando. Por ser um geração digital, os famosos cartões presentes estão em alta na hora da escolha. Diversas marcas já utilizam esse formato, pois é uma forma de dar ao presenteado a oportunidade de comprar algo que realmente goste ou que esteja precisando.

Há quem considere essa uma forma impessoal de presente, pois não envolve um tempo maior gasto na escolha, mas não é o que pensa a Geração Z. Em pesquisa realizada pela empresa Blackhawk Network Brasil em que entrevistou mais de mil brasileiros, 64% dos entrevistados disseram que possuem a intenção de comprar cartões presente.

Empresas que conseguem trabalhar em cima desse desejo estão aproveitando a oportunidade para aumentarem as suas vendas diariamente, não apenas em datas comemorativas como dia das mães e dos pais, natal e datas similares.

Trabalhar a emoção e criar campanhas personalizadas com anúncios no Google Ads e Meta Ads são fundamentais para atingir a Geração Z e converter em vendas. Mais do que simplesmente tentar convencer, é preciso se conectar com esse público de forma genuína, pois uma vez conectados, a fidelização será muito maior.