Google atualiza novo algoritmo
Há alguns meses os profissionais de SEO das principais agência de marketing digital já estavam enfrentando grandes variações na SERP, afetando o tráfego dos sites em que trabalham não só aqui no Brasil, mas em todo o mundo. Este era um indicativo de que coisa nova viria por aí.
Dito e feito. O que antes era apenas especulação se tornou fato quando o Google oficializou o Core Update de Agosto. Recentemente a última atualização já havia feito mudanças como o endpoint de ping de sitemaps desativado e também mudanças sobre títulos e nomes de sites.
Há não muito tempo, o Google lançou o novo algoritmo Helpful Content System, aumentando o nível de performance das buscas por meio da sistematização.
August Core Update: avaliação de quedas e melhorias
Quando se trabalha com SEO existe um ponto fundamental que não deve nunca ser mudado: a qualidade do conteúdo produzido. Assim, uma recomendação do próprio Google é que mesmo que haja uma queda no desempenho do seu site após uma nova atualização principal, isso significa necessariamente um problema com o conteúdo ou estrutura do site.
Portanto, é importante manter o foco na qualidade do seu site e proporcionar a melhor experiência do usuário. Afinal, as atualizações são feitas justamente para isso!
Se o seu site foi afetado, é importante revisar e atualizar conteúdos antigos e levar em os pontos de orientação fornecidos pelo Google:
- Avalie quais páginas do site não estão apresentando um bom desempenho;
- Analise quais são as palavras-chave que levaram as pessoas até as páginas afetadas;
- Otimize os conteúdos para melhorar a sua qualidade.
Há como se preparar para as atualizações do Google?
O próprio Google é uma excelente fonte para entender as atualizações. O problema é que muitos profissionais não fazem isso.
Quando falamos em preparação, pensamos sempre no antes, mas aqui é o depois é tão importante quanto. O que não pode é só esperar a atualização para depois tomar as medidas, pois isso pode prejudicar muito o tráfego do seu site.
Acompanhe constantemente a volatilidade da SERP (esse já é um bom indicativo de atualizações). Além disso, você pode seguir os perfis oficiais do Google que falam sobre isso, como o Google Search Central.
Como criar conteúdos relevantes para o Google
Uma dica também para entender como produzir conteúdos relevantes dentro da avaliação do Google é seguir as perguntas de avaliação de qualidade. Abaixo trazemos algumas delas:
- O texto mostra informações, relatos, pesquisas ou análises originais?
- O conteúdo inclui uma descrição significativa ou completa do assunto?
- O material apresenta análises relevantes e originais?
- Quando usa outras fontes, você evita simplesmente copiar ou reescrever e adiciona valor e originalidade?
- O título principal ou da página do conteúdo mostra um resumo descritivo e útil do texto?
Essas são apenas algumas das principais perguntas. Veja a listagem completa: criar conteúdo relevante no Google.