Google lança novo algoritmo - Helpful Content System

05/06/2023

O ranqueamento de pesquisa do seu negócio nunca mais será o mesmo. O Helpful Content System é o mais novo algoritmo do Google que potencializará a eficácia dos mecanismos de pesquisa.

Veja tudo o que você precisa saber sobre o que é e os impactos desse lançamento.

O que é Helpful Content System?

No mercado desde dezembro deste ano, o Helpful Content System significa Sistema de Conteúdo útil. Trata-se de um algoritmo altamente focado em levar para os usuários conteúdos relevantes, seguros e em diversos idiomas. Segundo seus criadores, um dos principais objetivos é fazer com que as pessoas consumam materiais inéditos e úteis para elas. 

Como o Helpful Content System funciona?

O algoritmo visa aumentar o nível de performance dos mecanismos de buscas por meio da sistematização. O HCS irá enviar muitos sinais para que o Googlebot consiga identificar quais páginas não valerão a pena serem lidas, seja pela falta de relevância em si ou qualquer outro motivo. 

A inteligência artificial contida nessa novidade, fará com que os conteúdos que não agregarem valor tenham menos visibilidade. Com isso, os resultados de busca destacarão outros e, consequentemente, a audiência cairá para os materiais considerados ruins.

Notícia boa ou ruim para o Marketing Digital?

A resposta para essa pergunta é que dependerá muito da estratégia adotada pela empresa. Sabemos que diversos setores do Marketing Digital podem ser impactados por essa nova ferramenta. Dentre elas, podemos citar o Marketing de Conteúdo, especialmente o Inbound Marketing, bem como o SEO.

A criação e otimização dos conteúdos produzidos deverá acompanhar essa tendência. Com isso é ideal que aperfeiçoe constantemente a qualidade e buscar fugir do comum, inovando a cada oportunidade.

Para que sua empresa seja positivamente afetada por esse algoritmo, separamos algumas dicas para você compartilhar com o time de Conteúdo. Fique por dentro dos insights mais assertivos:

  • Mantenha um nível de excelência na produção dos seus materiais

Isso está muito relacionado ao fato de produzir conteúdos com qualidade. Foque no planejamento, na pesquisa, na busca por ideias para deixá-los dinâmicos. 

  • Cuide do formato de apresentação

Dê atenção às escolhas de como esse conteúdo será divulgado. Lembre-se de levar em consideração critérios responsivos, pois os meios precisam ser adequados.

  • Pessoas escrevendo para outras

Busque manter o equilíbrio entre conteúdos com profundidade no assunto e simplicidade. De nada adianta eles serem tão complexos a ponto do seu leitor não conseguir entender nada do que você escreveu. 

A Ventura te ajuda a colocar tudo isso em prática!

Somos uma agência que foge do marketing tradicional, especializada em estratégia e performance digitais. Nossas soluções visam potencializar os resultados digitais do seu negócio. 

Temos as melhores ferramentas  do mercado que podem otimizar seus projetos e aumentar a geração de leads para a sua empresa. Nosso time é qualificado e focado em encontrar soluções personalizadas e que atendam os objetivos dos clientes. 

Entre em contato e saiba tudo o que podemos fazer pelo seu negócio!