Quais erros de SEO devem ser evitados?
Pensando em ajudar a sua marca a se beneficiar dessas técnicas, você irá conferir os principais erros de SEO a serem evitados.
Esses são passos fundamentais se você deseja melhorar o posicionamento orgânico dentro dos buscadores como o Google e, assim, aumentar o tráfego do seu site.
O que é SEO?
Antes de avançarmos nos erros a serem evitados, vamos voltar um pouquinho e explicar o que é SEO.
O termo SEO significa Search Engine Optimization e, traduzindo para o português, podemos definir como Otimização para Motor de Busca. O nome, como vocês podem ver, é bem autoexplicativo.
Então, podemos definir como um conjunto de estratégias que buscam potencializar o alcance de um site organicamente.
Veja os erros de SEO a serem evitados
Agora, sem mais delongas, vamos ver tudo o que você precisa saber para evitar que o seu site não alcance o melhor potencial possível dentro do ranking do Google.
Baixa qualidade de conteúdos
A exigência dos usuários está cada vez maior no que diz respeito à qualidade dos conteúdos consumidos. Por isso, é fundamental que haja investimento em conteúdos originais, com informação relevante e que tragam ideias inovadoras.
A qualidade dos conteúdos produzidos no seu blog é importante também para aumentar o tempo médio dos usuários nas suas páginas, pois, à medida que vão reconhecendo os conteúdos como relevantes, irão procurar outros artigos sobre outros assuntos que tenham relação.
Mau planejamento das palavras-chaves
Realizar um bom planejamento de negócio é importante para todas as áreas da sua empresa. Com as palavras-chave não seria diferente quando falamos de SEO.
Tão importante quanto escolher um bom assunto para redigir um texto, é saber escolher as palavras-chaves que irão facilitar tanto o armazenamento das informações, como também destacar o material na hora da busca.
Você pode relacionar as palavras-chave com os termos que os usuários digitam no Google para pesquisar um assunto. Ou seja, se você possui uma empresa de contabilidade e um usuário pesquisar por “empresas de contabilidade”, seu site precisa estar configurado para que a palavra-chave “empresa de contabilidade” esteja linkada com a sua home.
Ignorar a meta-description
A meta-description é um pequeno resumo extremamente importante para instigar a curiosidade do leitor em ler o texto na íntegra. Uma falha comum é negligenciar o valor dessa descrição, apostando em sínteses nada convincentes e persuasivas.
Ter uma meta-description ajustada melhora também a experiência do usuário na hora da busca, pois consegue ver de forma clara o que aquele link trará de informação para ele.
Esquecer da title tag (e das heading tags)
O HTML é um tipo de linguagem usada na construção de páginas na web. Enquanto a title tag é uma marcação que representa um título dentro de uma página, a heading tags são marcações de cabeçalho (títulos e subtítulos). Não investir nesses marcadores pode trazer prejuízos, pois os mesmos estão diretamente relacionados aos fatores de ranqueamento.
Pouca criatividade para links internos
Expressões como “Saiba mais clicando aqui” além de estarem obsoletas, transmitem uma ideia clichê demais sobre o assunto, fazendo com que os possíveis leitores sequer se interessem ao se depararem com essa frase.
Vale mais a pena investir em direcionamentos conectados com o restante do texto mesmo que sejam atípicos. Dessa forma, você faz com que o usuário navegue pelo seu site proporcionando à ele uma melhor experiência de navegação.
Desconsiderar a experiência do usuário
Um texto bem feito é uma parte importante do SEO, mas não é a única: pensar na experiência do usuário enquanto ele estiver consumindo determinado conteúdo também é essencial. Ter um site muito lento ou com muita publicidade pode frustrar sua audiência e fazer com que ela busque outros lugares para navegar.
Fazer mal uso das imagens
Fotos descasadas com o texto, excesso de figuras ou ausência delas é um pecado crucial. Isso porque as imagens têm poder de alcance diverso auxiliando a comunicação escrita substituindo, complementando e até mesmo reduzindo a quantidade de caracteres.
Outro erro é não colocar os títulos corretos nas imagens, ou seja, subir no site imagens descritas como “imagem-1” ou apenas caracteres aleatórios - algo comum quando baixamos fotos de banco de imagens.
Desconsiderar o peso das redes sociais
Facebook e Instagram lideram o ranking de usuários ativos em que a média de horas diária dos brasileiros, por exemplo, é de 3h. As marcas, considerando esse consumo, investem para aumentar o engajamento com os clientes, como é o caso também do TikTok.
Não levá-las em consideração na hora de compartilhar os conteúdos do seu blog e site é perder uma possibilidade de criar um posicionamento firme e consistente da marca diante do mercado.
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