Linha editorial: o que é e qual a sua importância?

26/01/2024

Para que seu conteúdo chegue onde ele deve chegar e faça a diferença no seu negócio, o planejamento se torna indispensável. Por isso, as linhas editoriais são tão importantes: elas fazem com que seu negócio tenha uma presença forte e uma comunicação bem definida dentro do seu nicho. 

É assim que crescem as chances de maior conexão com seus clientes e, por consequência, de maior engajamento e visibilidade do que é compartilhado no Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter, TikTok, YouTube e WhatsApp.

“Mas será que preciso mesmo pensar em linhas editoriais?”, você pode se perguntar.

A resposta é sim, porque além de ser necessário agir de modo estratégico, mas também de considerar o universo de oportunidades que são as redes sociais porque os brasileiros definitivamente vivem de olho em seus smartphones.

O estudo mais recente sobre as redes mais usadas apontou que passamos, em média, 3 horas e 46 minutos por dia conectados às redes sociais, saindo do 6º para o 2º lugar no ranking mundial de usuários ativos – atrás apenas dos nigerianos, que ficam quase 1 hora a mais que nós postando, curtindo e compartilhando conteúdo.

Aqui nós te explicamos os fatores que tornam a linha editorial tão importante e por que você deve considerar realizá-la. 

Qual a importância das linhas editoriais?

Sabendo o que são, agora você aprende que as linhas editoriais são essenciais para garantir que o conteúdo que sua empresa compartilha em suas redes sociais seja consistente, relevante e valioso para o seu público.

Elas ajudam a definir a direção do seu conteúdo, garantindo que ele esteja alinhado com a sua marca e os objetivos do seu negócio. Na prática, as linhas editoriais ajudam a criar laços com seus seguidores e assim podem ajudar a aumentar o engajamento, a lealdade à marca e a conversão de clientes.

Por exemplo: datas importantes para o segmento, curiosidades sobre o dia a dia da empresa e conteúdos informativos relacionando as dores dos consumidores com os produtos e serviços oferecidos pela marca.

Desse modo, um bom conteúdo nas redes sociais, planejado segundo a definição da linha editorial, ajuda a disseminar a identidade da marca e posicioná-la como uma referência na área em que atua.

Entre os que não adotam uma linha editorial para suas redes sociais, a maior dificuldade está justamente em criar algum tipo de identificação ou referência na mente do público. Isso ocorre porque não há uma unidade naquilo que é publicado.

Falta um fio condutor que mostre a empresa em todos os seus aspectos – dos produtos e serviços que comercializa, mas também seus posicionamentos sobre diferentes questões – sociais, ambientais, culturais, por exemplo.

No marketing de conteúdo, é necessário mapear seu público alvo, seus conteúdos, tom de voz, nicho e o calendário para que os conteúdos possam ter um melhor desempenho nas redes sociais. 

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