O que é o storytelling e como aplicar no marketing

11/02/2024

Todos os dias usamos a comunicação, seja no trabalho ou dentro de casa, essa prática traduz uma das principais necessidades dos seres humanos. E, por isso, o storytelling existe.

O storytelling é a forma de contar histórias. De forma simples, o termo nada mais é que a nossa capacidade de transmitir bons enredos que cativam quem nos ouve ou lê nosso conteúdo. Essa prática é muito comum na elaboração de roteiros de filmes e livros, mas também pode - e deve - ser utilizada em campanhas publicitárias.

Por que utilizá-lo no marketing?

O storytelling é um grande aliado do marketing quando o assunto é conquistar a atenção das pessoas e fazer com que elas se lembrem da sua marca. Afinal, em um mundo com tantos estímulos, é preciso se destacar para ficar na memória do público.

Para construir uma marca forte, o storytelling é fundamental. Isso vale tanto para uma campanha off, como em televisão, por exemplo, quanto para uma campanha online para redes sociais. É importante lembrar que quando falamos de conteúdos para as redes sociais é fundamental legendar os vídeos para que seja mais acessível ao público.

Por isso, ele é essencial quando falamos em uma comunicação assertiva, que alcança o seu público-alvo através do melhor enredo para a sua marca. 

Dentro de uma campanha publicitária, o storytelling tem tudo a ver com o êxito daquela campanha. Se você aposta em um conceito que tem tudo a ver com sua marca e proporciona um bom storytelling para o público, existe uma grande chance da sua campanha se tornar inesquecível para quem assiste.

Máquina de escrever antigaPrincipais elementos do storytelling

Aqui vai uma breve aula de história. Isso porque para entender os elementos de uma boa história, precisamos voltar para o período clássico da Grécia Antiga. No texto A Arte da Retórica, o filósofo Aristóteles criou três fundamentos essenciais para um bom storytelling. 

Mesmo que exista há mais de 2 mil anos, os ensinamentos ainda funcionam para criar gatilhos nos tempos atuais. 

Conheça os três elementos essenciais do storytelling e como eles podem ser aplicados na estratégia de marketing da sua empresa.


1. Confiança

Embora muito usado quando falamos de time comercial em que é preciso construir confiança nas negociações, no marketing também é importante. Isso acontece pelo fato de que sua campanha precisa transmitir credibilidade para que prospects e clientes “comprem a ideia”. Sem ganhar credibilidade primeiro, nenhum storytelling será interessante. 

Então, para construir uma maior confiança no público é preciso:

  • Compartilhar seu conhecimento sobre o assunto;
  • Não utilizar uma linguagem muito técnica para facilitar o entendimento;
  • Compartilhar as informações de forma objetiva e verdadeira.


2. Emoção

Uma boa história faz um apelo emocional. Quando falamos em emoção, não é algo para chorar. Pode ser, por exemplo, algo engraçado ou até mesmo uma campanha que desperte adrenalina. É muito importante despertar emoções para que os  prospects se sintam conectados com a história. O que eles lembrarão da sua campanha é como você os fez sentir.

Veja o que é necessário para criar emoção:

  • Conhecer o seu público;
  • Usar linguagem emocional e visual;
  • Utilizar imagens e áudios de qualidade;
  • Utilizar analogias e metáforas para conectar ideias.

3. Lógica

A emoção e a confiança tornam uma história memorável. No entanto, também é preciso utilizar a lógica em suas histórias. Primeiro elas devem fazer sentido, mostrando que há um problema e que existe uma maneira lógica de resolvê-lo. 

Para construir uma ação lógica é preciso:

  • Usar informações como fatos de apoio;
  • Fazer comparações com dados verdadeiros;
  • Apontar para fontes de terceiros que sejam imparciais.

E então, quer apostar em um bom storytelling para o seu negócio? Conte com uma agência de marketing digital especializada.

Aposte na criatividade. Aqui na Agência Ventura, nosso time possui diversas certificações e premiações, como o Prêmio Limitless RD Station na categoria Sucesso do Cliente.

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