Evento Híbrido é uma nova tendência?
Com o passar da pandemia e a volta natural da rotina, seja no âmbito pessoal ou profissional, algumas mudanças vieram para ficar.
Muitas empresas acabaram seguindo o modelo de trabalho remoto ou passaram para um sistema híbrido. Essa mudança acarretou em diminuição de despesas sem comprometer a produtividade dos colaboradores.
Mas e os eventos, onde se encaixam nisso?
Antes de falar sobre esse tópico, é importante contextualizarmos o que significa o termo evento híbrido para não haver nenhuma possível confusão.
O que é Evento Híbrido?
Bom, um evento híbrido permite a participação tanto presencial quanto online do público, ou seja, ao mesmo tempo e com acesso ao mesmo conteúdo.
Quando pensamos em evento híbrido, pensamos logo em exemplos como palestras onde é possível ter acesso presencial e também online através de vídeo. Mas na verdade, em um conceito mais amplo, mais tipos se enquadram como híbrido.
Uma partida de esportes como futebol, basquete, vôlei e etc, por exemplo, pode ser considerada um modelo híbrido. Ao mesmo tempo em que é possível ir ao estádio/arena, também pode-se assistir através da televisão, internet e rádio.
Ainda, nas transmissões desses eventos esportivos os internautas podem participar ativamente enviando perguntas através do WhatsApp ou Twitter com hashtags.
Os Eventos Híbridos são uma tendência cada vez mais presente!
Como você pode perceber, essa é uma realidade que já existe há algum tempo, mas a verdade é que cada vez mais esse modelo de evento estará presente na nossa realidade.
Eventos como palestras, workshops, congressos, convenções e shows precisarão estar adaptados a essa nova realidade, pois é uma realidade e um anseio da sociedade. É difícil pensar que uma empresa que pretenda realizar um evento bem estruturado e de nível profissional não ofereça a modalidade híbrida.
Nesse conceito, é claro, é preciso oferecer valores diferentes para cada uma das opções, pois a experiência será diferente. É por isso que normalmente os ingressos presenciais apresentam um valor maior em relação aos online.
Cuidados ao realizar um Evento Híbrido
Você agora pode pensar “tá, então meu próximo evento será híbrido!”. Show. Você está seguindo uma tendência, mas é preciso tomar alguns cuidados para que seu evento não seja um desastre.
O primeiro ponto é planejar a estrutura e tudo o que você precisará para fornecer ao público tudo o que você promete. Como em tudo na vida, o planejamento é fundamental e, se estiver errado, compromete toda a execução do evento.
Feito o planejamento, é preciso se certificar de que você possui os materiais necessários para realizar a transmissão online com qualidade. Isso envolve som, iluminação, imagem e internet.
A pior coisa em um evento online é som baixo ou com ruídos, iluminação precária para a câmera, imagem travando e etc.
Então, se algum desses pontos não estiver 100%, o ideal é manter no formato presencial para tentar incluir o online em outra oportunidade.
Outro ponto importante a se levar em conta é a comunicação clara na divulgação. Se você for divulgar o seu evento em anúncios no Google Ads ou através das redes sociais, é preciso que o público entenda como funcionará a mecânica do evento.
Uma dica é trabalhar com uma landing page para seu anúncio. Assim, você leva o usuário até a página para obter mais informações sobre como funcionará todo o evento, podendo ressaltar os pontos mais importantes ou que possam gerar dúvidas.
Execute seu Evento Híbrido com a gente!
A Ventura é uma agência de marketing digital com ampla experiência em realização de eventos para empresas de todos os tamanhos.
Entre em contato e veja como podemos planejar, divulgar e executar o seu próximo evento!