Marketing inclusivo: como construir uma campanha de comunicação antirracista?
As empresas estão cada vez mais preocupadas com a inclusão racial no mercado de trabalho. Esse crescimento tem se estendido para vários setores das organizações, principalmente os que envolvem a comunicação interna e/ou externa.
Neste artigo, damos algumas dicas de como construir uma campanha de comunicação antirracista através do marketing inclusivo.
A comunicação como aliada
A comunicação é uma ferramenta poderosa de transformação na sociedade, pois além de compartilhar informações, tornando-as comuns a todos, tem a capacidade de educar os indivíduos sobre um determinado assunto.
O ambiente organizacional exerce forte influência na construção de conhecimento, já que a média de horas trabalhadas do brasileiro é de 8,7 por dia. Com isso, campanhas de comunicação são apostas assertivas, sejam internas ou externas.
Como criar campanhas inclusivas?
O marketing inclusivo pode se apresentar como um desafio dentro das empresas, pois deve atingir o objetivo de comunicar a todos independente de gênero, idade ou etnia.
No mês da Consciência Negra, por exemplo, as organizações costumam realizar diversas atividades de conscientização e sensibilização para os colaboradores, além de produção de conteúdo e materiais educativos. Confira alguns insights que sua empresa pode adotar no planejamento de comunicação:
- Pesquise sobre o assunto
Ninguém nasce sabendo, mas é importante que a sua empresa aprenda como deve se posicionar sobre o assunto de forma eficiente. Pesquisas são necessárias para que as tomadas de decisão sobre quais iniciativas serão desenvolvidas, quais peças serão produzidas e, até mesmo, se serão confeccionados brindes, camisetas ou canecas para as ações.
Se preferir, você poderá também conversar com outras empresas, trocar ideias sobre o tema com palestrantes, visando construir um modelo mais adequado ao formato do seu negócio.
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Busque referências de pessoas pretas
Para que o posicionamento seja assertivo e a campanha de fato possa engajar colaboradores, clientes e fornecedores, será essencial que a equipe que cuidará desse projeto seja composta por pessoas pretas.
Caso a empresa queira algum tipo de consultoria externa, é essencial que essa assessoria seja especializada no recorte para que a campanha seja construída afim de acolher as pessoas pretas da sua organização.
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Cuide as imagens e elementos visuais que serão utilizadas
Redobre seus cuidados na seleção de imagens e elementos visuais, pois eles serão um dos grandes responsáveis pelo sucesso ou fracasso da comunicação. Um banco de imagens bem representativo que de fato represente esse segmento social, poderá aumentar o sentimento de pertencimento dos colaboradores.
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Atenção com a redação
O vocabulário deve ser cuidadosamente escolhido para que as pessoas pretas se sintam respeitadas dentro do ambiente corporativo. Evite tratar o assunto com brincadeiras, metáforas e outros recursos ambíguos.
Aposte em uma linguagem simples, leve, objetiva com muito conteúdo. Explique, por exemplo, expressões racistas que devem ser removidas do dia a dia e invista em propostas didáticas para que mais colaboradores possam entender e se aliar à luta de combate ao racismo.
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