Utilidade do benchmarking para a sua empresa

11/10/2022

Utilidade do benchmarking para a sua empresa

Um dos fatores que contribuem significativamente para o crescimento de uma empresa é compreender sua real posição no mercado competitivo. O benchmarking é uma ferramenta que ao estudar aspectos essenciais da marca fornece insights que podem contribuir positivamente para que o negócio se desenvolva ainda mais. 

O que é benchmarking?

Podemos entender que benchmarking é um estudo que visa identificar lacunas no negócio que, quando preenchidas, podem ser extremamente produtivas. Essa ferramenta ajuda os empreendedores a entender melhor como tem sido a performance da empresa em relação aos seus concorrentes. 

O benchmarking faz um comparativo entre elas para que a partir dele se possa redesenhar os planos estratégicos com base nos gaps reconhecidos. Dessa forma, há oportunidades de melhorias tanto internas quanto externas que podem afetar diretamente os resultados da organização.

Qual a importância do benchmarking?

Como dito anteriormente, por ser uma ferramenta que permite o comparativo positivo entre as empresas, o benchmarking, ao contrastar as realidades organizacionais, se torna um forte aliado feedforward, ou seja, traz orientações importantes que trarão um olhar para o futuro mais direcionado, certeiro e assertivo.  

Quais as vantagens do benchmarking?

A aplicação dessa ferramenta pode conferir alguns benefícios, dos quais destacamos:

  • Obtenção de possibilidades de melhorias que aumentam o desempenho da empresa;
  • Ajuda na identificação de áreas em que a organização possa não estar tão bem desenvolvida;
  • Contribui na busca por profissionais, conteúdos, cursos e treinamentos referências nos pontos que podem ser melhorados pela empresa;
  • Aumenta o networking dos colaboradores e da própria companhia ao ampliar a rede de contatos e de apoio;
  • Permite, através da troca de informações, que o crescimento aconteça de forma colaborativa;
  • Deixa o processo de tomada de decisões cada vez mais estratégico, pois confere um indicativo mais preciso da situação da empresa.

Como fazer benchmarking?

Preparamos alguns passos para você colocar em prática essa ferramenta na sua empresa. Confira:

  1. Antes de fazer o encontro, veja quais são os possíveis pontos de melhoria da organização;

  2. Separe quais são os principais indicadores dessa análise;

  3. Selecione dados e informações relevantes e estratégicas;

  4. Colete feedbacks dos seus colaboradores, clientes e fornecedores;

  5. Escolha com quais empresas você deseja fazer o comparativo. Uma boa dica para isso, é selecionar aquelas das quais você admira e se inspira;

  6. Participe de outros eventos corporativos além dos que a sua empresa oferece;

  7. Peça ajuda para mentores e outros profissionais que você tem como referência;

  8. Com base nas informações coletadas, analise de forma crítica os resultados e comece a testar a implementação das melhorias indicadas.

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