Planejando o marketing da sua empresa para o semestre

16/05/2024

Com a chegada do segundo semestre, a caixa de e-mail já está superlotada, muitas demandas já foram realizadas, alteradas e canceladas. Já foram realizados eventos, já tivemos imprevistos e, sobretudo, grandes entregas. 

O meio do ano está aí e ainda há muito trabalho pela frente. Neste período, o ideal é reservar um tempo para analisar tudo o que já foi feito - erros, acertos, mudanças - e entender quais são os próximos passos. Muitas vezes, já temos o planejamento para o ano todo desenhado.

A chegada do segundo semestre é o momento ideal para olhar para o que foi estruturado, entender o que precisa ser adaptado, o que pode ser descartado e o que deve ser incluído. 

E no planejamento de marketing não é diferente. É preciso estudar quais foram as entregas realizadas, o que funcionou, o que precisa ser aprofundado, e buscar qualificar ainda mais as demandas nos próximos meses - sem deixar de cuidar de datas importantes, campanhas já previstas e outras demandas típicas dessa segunda parte do ano. 

Neste artigo, reunimos algumas ações importantes para agir de forma estratégica nesse período. Confira:  

1. Retrospectiva rápida e mergulho na análise

É hora de fazer uma rápida análise dos primeiros seis meses do ano. Quais campanhas foram realizadas? O que deu certo? O que deu errado? Quais foram os resultados? Quais foram as lições aprendidas com essas demandas? 

Em seguida, vislumbre os próximos meses e de que forma a experiência do primeiro semestre pode auxiliar o ano que ainda temos pela frente. 

2. Retome o seu planejamento de marketing 

O que importa agora é ser estratégico e agir rápido. Desse modo, é importante recordar o que foi desenhado para o ano e entender se você está no caminho certo para atingir os objetivos. Nessa etapa, vale recordar rapidamente os seguintes itens e aproveitar para atualizá-los para os próximos seis meses: 

  • Objetivos;
  • Indicadores;
  • Ações;
  • Estratégias;
  • Análises

Aqui vale lembrar que respeitando as prioridades do negócio, não há problema em adaptar ou até mesmo alterar o que estava previsto. Há muitas variáveis no caminho que não temos como mapear, tais como: problemas no fornecimento de algum material, crises climáticas ou sanitárias, instabilidades políticas, etc. Lembre-se: o planejamento de marketing é um guia, mas ele pode sofrer alterações, desde que elas estejam de acordo com os objetivos da empresa e auxiliem no alcance por melhores resultados. 

3. Reestruture, revise e mãos à obra

Alinhar o planejamento de marketing no meio do ano é uma ação que deve ser feita com celeridade, tendo em vista que as demandas seguem. Por isso, após estudar o que foi feito, mapear erros e acertos e adaptar o cronograma, é hora de definir as novas metas - aqui vale utilizar a técnica das metas SMART (específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais). 

Logo após o planejamento finalizado, é hora de direcionar as demandas e retomar o trabalho. 

4. Dica extra: adapte-se! 

O mercado é dinâmico, então seu plano de marketing também precisa ser. Monitore os resultados de cada ação de perto e faça ajustes quando necessário. Utilize ferramentas de análise para acompanhar métricas como alcance, engajamento e conversão.

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