O que é CRO no Marketing?

20/03/2023

Se você trabalha em uma agência de marketing digital, é imprescindível que conheça o que significa CRO (Otimização de Conversão) e entenda quais práticas podem ser implementadas nos sites de seus clientes para aumentar as vendas.

O que significa CRO?

O termo CRO é a sigla inglesa para Conversion Rate Optimization, o que para nossa língua, podemos traduzir como Otimização de Conversão. De uma forma geral, são diversas práticas aplicadas para aumentar as conversões de sites e landing pages

Dessa forma, o objetivo é tentar aproveitar de forma mais assertiva o tráfego gerado pelos usuários nessas páginas sem que haja a necessidade de gerar mais acessos.

Mas, antes de entrarmos melhor nas práticas de CRO, você já domina o que é uma conversão?

Como definir uma conversão?

Existem diversos tipos de conversões possíveis em um site ou landing page, pois depende do que você está utilizando para medir. Parece muito amplo, certo? Mas é isso mesmo!

A conversão mais tradicional é o preenchimento de formulário, ou seja, uma conversão que se transforma em lead. Mas, além dela, existem outros tipos que você pode considerar:

  • Adição ao carrinho de compras;
  • Cliques em banners ou pop-up;
  • Instalação de aplicativo;
  • Cliques para baixar materiais;
  • Cliques em chats ou botão do WhatsApp.


Existem, então, diversos tipos que você pode considerar, tudo depende dos seus objetivos. Feita essa definição, o próximo passo é aprender mais sobre a taxa de conversão e a sua importância para vender mais.

Técnicas de CRO para vender mais

O primeiro ponto é avaliar quais as suas metas e objetivos para definir o que você define como conversão para os seus anúncios no Google Ads ou na Meta. Feita essa definição, já é possível avaliar melhor as práticas de CRO.

Para ficar claro e prático, vamos utilizar as métricas mais comuns de conversão: geração de leads e adições ao carrinho de compras.

  • Geração de Leads

Bom, se o seu objetivo é a geração de leads, ou seja, que os usuários deixem o contato através de um formulário, chat ou botão de WhatsApp para saber mais sobre o seu produto ou serviço, então você deve trabalhar pensando em melhorias nesses canais de aquisição.

Diminuir o número de campos; alterar a chamada; mudar a posição ou alterar as cores são formas de otimizar pensando em aumentar as conversões.

  • Adição ao Carrinho de Compras

Quem possui um ecommerce com certeza sempre deseja vender mais! Para aplicar o CRO é preciso, então, fazer uma análise geral do seu site.

Será que as informações sobre os produtos são suficientes ou estão claras para os usuários? Existe uma área de feedback para visualizar as opiniões de quem já comprou antes?

Essas são apenas algumas das muitas perguntas que você deve fazer pensando nas melhores otimizações. Um ponto muito importante e que muitas vezes não é levado em conta é a experiência do usuário no preenchimento das informações de cadastro e pagamento.

Muitos carrinhos são abandonados nessa etapa por diversos motivos que vão desde a aparência até a quantidade de perguntas. Seu papel é analisar tudo isso.

Tão bom quanto saber otimizar, saber o que não fazer também é de grande ajuda. Existem alguns erros comuns ao aplicar técnicas de CRO que vamos trazer para discussão.

Principais Erros em CRO

Muitas pessoas defendem a ideia de que os erros servem como aprendizado. Isso é verdade, mas é muito melhor aprender com o erro dos outros do que ter que passar por isso, certo?

Separamos aqui alguns erros muito comuns que profissionais de marketing cometem quando tentam aplicar as técnicas de CRO para seus clientes.

  • Seguir uma “Receita de Bolo”

Se já deu certo antes, então o melhor é replicar isso sempre, certo? Errado! Não existe receita de bolo no marketing digital, ou seja, não é porque deu certo uma vez ou duas que essa será uma regra para todos os clientes.

Cada negócio possui suas peculiaridades, assim como seus públicos também. Confie mais nos dados do que na replicação de conceitos anteriores.

  • Realizar testes simultâneos

“Bom, já que vamos testar, então vamos testar tudo!”. Essa frase parece ótima à primeira vista, mas a verdade é que a longo prazo se torna sem sentido. Uma vez que você está analisando diversas variáveis, como saber de fato o que está melhorando a performance e  o que não está?

O ideal é fazer um teste por vez, seguindo um bom planejamento. Assim, você conseguirá medir melhor os dados e entender as mudanças que realmente surtiram efeitos e quais as que não mudaram - ou até pioraram o desempenho.

  • Redução de textos

Reduzir a quantidade de textos virou quase um mantra no meio digital pensando na experiência do usuário, mas o quanto isso é eficaz?

A verdade é que um bom texto prende a atenção e pode ser determinante para uma conversão. Deixar o site mais visual, mas tirando informações valiosas de textos, acaba atrapalhando a taxa de conversão.

Antes de sair reduzindo os textos, pense em deixar o conteúdo mais interessante ou apresente-o de outras formas.

Agora que você já aprendeu mais sobre o universo do CRO, pode começar a fazer suas próprias otimizações para melhorar as taxas de conversão e melhorar a satisfação dos seus clientes com os resultados.