Sustentabilidade impulsionando a imagem de marca

19/09/2023

As práticas sustentáveis já são uma realidade entre as empresas que procuram aliar uma demanda dos consumidores com a preocupação genuína com um futuro mais verde. É por isso que o termo ESG está tão em alta no momento, impulsionado pelo pilar de sustentabilidade.

Para se ter uma ideia da força do movimento dos consumidores, o Brasil representa 40% do mercado mundial de compra sustentável. Esse número é ainda mais expressivo quando avaliamos junto que 90% da Geração Z (pessoas nascidas entre 1997 e 2012) acreditam que é dever das empresas se preocupar e agir na proteção do meio ambiente, sendo um fator determinante de compra.

As empresas brasileiras estão se adequando e não apenas os grandes negócios, mas também pequenas e médias empresas de todos os setores apostam e investem na economia circular e em contar com empresas de gestão de resíduos para se destacar no mercado.

Líderes do mercado mundial são os principais agentes de mudança. É o caso da gigante Siemens e o seu compromisso sustentável, investindo tanto em ações quanto no desenvolvimento de softwares industriais que ajudam outros negócios a tornarem suas produções sustentáveis. É o caso dos softwares Solid Edge e Teamcenter e Tecnomatix.

Mas afinal, como a sustentabilidade pode ajudar na imagem de marca de uma empresa? Bom, primeiro vamos deixar claro esses conceitos.

mulher segurando uma placa de coração para simbolizar imagem de marca positiva

O que é imagem de marca?

Uma marca pode ser definida por um nome ou símbolo (desenho, logotipo ou embalagem) com o objetivo de identificar bens ou serviços para diferenciá-los da concorrência. 

O que sentimos quando pensamos ou vemos um logo, notícia ou qualquer elemento que remete a uma determinada empresa é o que chamamos de imagem de marca.

Se você pensa em felicidade ao lembrar da Coca-cola, por exemplo, a empresa possui uma imagem positiva na sua percepção. Agora, se você pensa coisas negativas, a imagem é ruim.

Essa mesma analogia serve para entender a reputação da marca, porém a diferença está na duração. Para avaliarmos a reputação de uma marca é preciso fazer um recorte histórico maior.

De uma forma mais clara, a empresa pode ter sua imagem manchada no momento, mas não sua reputação. Ou seja, neste cenário é possível tomar ações para contornar a mancha na sua imagem para que não afete a sua reputação no longo prazo.

Como a sustentabilidade ajuda na imagem de marca?

Bom, como falamos no início do texto, existe uma demanda da sociedade por práticas mais sustentáveis vindas das empresas. Logo, os negócios que investem nessas ações alcançam um lugar mais alto na preferência dos consumidores.

Quando temos uma marca forte, consequentemente essa força é repassada também aos produtos da empresa. Esse é o conceito de brand equity (equidade de marca), onde temos um valor agregado a um produto ou serviço graças à força que a marca conquistou no mercado.

A lealdade a uma determinada marca é o cerne do brand equity. Se os consumidores compram de acordo com o preço do produto ou por conveniência, sem importar com a marca em si, então há pouca equidade de marca. Mas, se seguem comprando da mesma marca, mesmo existindo concorrentes com características superiores, preço e conveniência, então existe um valor positivo.

Essa é a força que a sustentabilidade pode trazer à imagem marca: lealdade.

Pirâmide de lealdade do Aaker

O marketing verde, diferente da prática de greenwashing, já é obrigatório nos setores de liderança e comunicação das empresas, pois é uma forma de realizar e divulgar as suas ações em prol do meio ambiente.

Quanto mais a empresa realmente se preocupar e tornar o pilar da sustentabilidade parte da sua cultura, maior será a percepção positiva quanto a sua imagem de marca e reputação. Claro que esse ainda é um caminho longo e os desafios da sustentabilidade no Brasil ainda são muitos, mas já é possível ver uma grande evolução.

A sustentabilidade impulsiona a imagem da marca

Como você pode ver, o papel da sustentabilidade é muito importante para a imagem da marca, pois é uma demanda da maioria dos consumidores. Quando avaliamos que as novas gerações possuem uma preocupação maior com o nosso meio ambiente e o futuro do planeta, é fundamental entender e adotar as práticas sustentáveis como parte da cultura organizacional.

Claro que ações isoladas não fazem sentido. É preciso criar um planejamento de branding e avaliar os impactos dessas ações para entender o que deu certo e também o que deu errado.

Pequenas ações já podem fazer a diferença, mesmo que você acredite que não exerça grandes impactos. Nós, como agência de marketing digital, compensamos a nossa emissão de gases de efeito estufa e disponibilizamos conteúdos de ESG e sustentabilidade aos nossos colaboradores.

Essas ações podem ser replicadas em qualquer empresa e são uma excelente porta de entrada para práticas mais profundas. O importante aqui é realmente começar!