Conheça 5 insights de marketing ainda para 2024
Assim como diversas frentes do mercado, o marketing é uma área que está sempre em movimento e em constante mudança e evolução. Em 2024, esse cenário não será diferente. Desse modo, para falar um pouco sobre novas tendências do marketing, hoje trazemos alguns insights apresentados no State of Marketing Report.
O State of Marketing Report trata-se de uma análise colaborativa realizada entre as empresas Rock Content, HubSpot, Litmus e Search Engine Journal. A pesquisa realizada contou com a participação de mais de 1.460 profissionais de marketing B2B e B2C em todo o mundo para ajudar a descobrir as tendências mais fortes para 2024.
Confira os pontos principais abaixo e observe de que forma cada um deles pode contribuir para o seu negócio.
1. A revolução da Inteligência Artificial
Com o boom das IA's no último ano, hoje diversos processos e demandas contam com o apoio dessas tecnologias. Segundo a pesquisa, a inteligência artificial agora é uma das principais ferramentas de todo profissional de marketing, potencializando a criação de conteúdo e a personalização.
Vale destacar que para além da criação de conteúdo, as IAs também podem ser configuradas e utilizadas como chatbots - para oferecer um atendimento mais otimizado a clientes - até análises mais complexas de relatórios e processos.
2. Vídeo, vídeo, vídeo
O que já era uma verdade, apenas se consolidou. O conteúdo em vídeo tornou-se essencial nas estratégias de marketing. Segundo a pesquisa, 86% dos profissionais de marketing consideram o vídeo como fundamental, comprovando seu papel essencial no mercado.
E sua relevância se dá por diversos formatos de narrativas - desde demonstrações de produtos até histórias mais complexas e interativas. O que importa aqui é saber como se conectar com o público e transmitir a mensagem por meio do vídeo.
Nesse sentido, os diferentes canais que suportam e valorizam desdobramentos em vídeo ganham destaque, tais como Tik Tok, Instagram ou Youtube Shorts.
3. A união entre marketing de influência e técnicas de SEO
Conforme dados apresentados pela pesquisa, o marketing de influência passou a ser um pilar nas estratégias de marketing, uma vez que as marcas estão, cada vez mais, realizando parcerias e projetos colaborativos com criadores e seus nichos, com o objetivo de impulsionar a demanda e as vendas.
Ao mesmo tempo, o SEO segue uma ferramenta essencial para ter uma presença online consolidada e bem sucedida. Desse modo, a união entre as parcerias de influência e estratégias bem direcionadas de SEO é um imperativo do atual momento.
4. Busca por novos caminhos sem os cookies
Com a exclusão de cookies de terceiros, os profissionais de marketing precisam encontrar novas maneiras de coletar dados e segmentar seu público-alvo sem depender de cookies.
Como uma alternativa à segmentação baseada em cookies, a publicidade contextual é uma saída estratégica. Ao veicular anúncios em ambientes de conteúdo relevante, é possível alcançar seu público-alvo com base no contexto da página da web, em vez de depender de dados individuais do usuário.
5. Branding, personalização e a magia da IA
Em um contexto de revolução das IAs, os estudos e desenvolvimentos na área de branding também entram nessa transformação. O branding e a personalização impulsionada por IA estão alinhados com o objetivo de criar uma estratégia forte e eficaz.
Conforme dados da pesquisa, 60% dos profissionais de marketing planejam investir mais em IA para criar conteúdo e personalização, demonstrando o quão importante ela está se tornando no marketing.
Ao conectar branding e personalização impulsionada por IA, é possível obter um plano de marketing mais robusto. Ainda nesse sentido, ao usar a IA para analisar os dados e o comportamento dos clientes, os profissionais de marketing podem criar mensagens de marca e conteúdo mais direcionadas ao cliente e que gerem maior engajamento e conexão.
Conecte seu marketing às tendências
Estar atento às mudanças constantes do marketing e transformações digitais não é uma tarefa simples. Por isso, trabalhar com uma equipe especializada em marketing digital irá potencializar suas análises e resultados, tendo em vista que você contará com todo apoio e conhecimento necessário para acompanhar e direcionar suas estratégias de mercado.
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