Como conquistar leads de Fundo de Funil
Dentro do inbound marketing é comum você ouvir termos como funil de marketing ou vendas, com topo, meio e fundo. Se o seu lead já percorreu boa parte do funil e está finalmente chegando no fundo, então agora é a hora de converter seu lead em cliente.
Mas como fazer isso?
Bom, antes de tudo, é importante lembrar que há tipos de conteúdos específicos para cada etapa, sendo no início da jornada o momento de separar leads quentes e frios para trabalhar de formas separadas.
Antes de falarmos como conquistar os leads nessa etapa, primeiro é preciso entender mais sobre o fundo de funil no marketing.
O que é o fundo de funil?
O fundo de funil é o último estágio do funil de marketing e vendas, ou seja, é o momento em que o lead está preparado para decidir se realiza a compra do seu produto ou serviço ou não. Com uma estratégia eficiente de inbound, se ele chegou até aqui, então naturalmente ele já entendeu o problema que está buscando solucionar, mas ainda está estudando qual a melhor empresa para fazer sua escolha.
Por isso, os conteúdos direcionados ao fundo de funil são tão importantes, pois são eles que darão o empurrão final para a venda ser concretizada.
Então, diferente dos conteúdos de topo e meio de funil, nos quais você está introduzindo melhor o assunto e dando detalhes e explicações, o fundo de funil é muito mais focado na necessidade do lead e na resolução do problema através da sua empresa.
Aqui os seus conteúdos de e-mail devem explorar as principais dúvidas do lead, contornar possíveis objeções e, claro, mostrar todo o seu diferencial. É importante também realizar testes para entender quais as melhores abordagens visando aumentar a sua taxa de conversão.
Quais os formatos de conteúdos fundo de funil?
Por fim, para você conseguir colocar em prática todas essas dicas e estratégias que separamos até agora, é necessário saber quais formatos de conteúdo mais encaixam e dão resultado no fundo de funil, como as landing pages que capturam leads interessados no seu produto/serviço.
Disponibilize uma avaliação gratuita
Com a avaliação gratuita tanto você quanto o seu lead saem ganhando, pois ele verá na prática como funciona o seu produto ou serviço, podendo já testar como seria para resolver o seu problema.
Além disso, ao disponibilizar um trial, você mostra que sua empresa confia que possui a melhor solução para ele em relação aos concorrentes, sendo transparente no processo.
Crie um catálogo dos produtos
Trabalha com e-commerce ou expõe seus produtos online, mesmo que a venda não seja realizada via site? Então uma boa dica é criar um catálogo dos produtos, assim é possível passar todas as informações necessárias ao lead.
Aqui você deve colocar imagens (sim, mais de uma!) descrições detalhadas como peso e medidas, por exemplo, preço e até mesmo informações complementares.
Recomendamos que o arquivo seja criado no formato PDF, assim você pode encaminhar com facilidade tanto por e-mail quanto pelo WhatsApp.
Promoções e Cupons de Desconto
Se até agora você já passou todas as informações e mesmo assim não concluiu a venda, então quem sabe dar um empurrãozinho com um cupom de desconto?
Essa é uma prática muito assertiva e, muitas vezes, até mesmo já esperada pelas pessoas. Quando vezes já não ouviu alguém dizer que deixou um produto no carrinho de um determinado site para ver se mandam uma oferta?
Uma outra dica é oferecer frete grátis também. Em muitos casos, o frete acaba sendo um grande empecilho para as empresas, principalmente quando o ticket médio dos produtos são baixos, pois o frete acaba concorrendo com o seu valor.
Então, oferecer frete grátis para compras a partir de um valor x ou por tempo limitado pode ajudar a vender mais!
Feedbacks e Cases de sucesso
Os cases de sucesso são fundamentais para comprovar que a sua empresa consegue bons resultados. O mesmo vale para feedbacks e avaliações. Cada vez mais as pessoas buscam referências de outros consumidores antes de tomar uma decisão.
Para o case, você pode criar um roteiro com algumas perguntas:
- Por que escolheu a empresa?
- Quais eram os obstáculos antes conhecer a empresa?
- Como o produto ou serviço ajudou a solucionar o seu problema?
- Quais foram os resultados alcançados?
Apenas com essas questões, você consegue criar um ótimo case de sucesso para divulgar a sua empresa.
eBooks
Mas eBooks não servem apenas para topo de funil? Não!
eBooks também podem ser utilizados no fundo, desde que o conteúdo seja adequado para esta etapa. Através deles é possível “educar” ainda mais o seu lead com conteúdo recheado de informações e detalhes técnicos.
Lembre-se: você deve produzir o conteúdo pensando em realizar a venda, ou seja, é preciso ser mais objetivo na informação, pois aqui ele já possui mais informações sobre o seu produto e a sua empresa.
Agora ficou mais claro como conquistar leads de fundo de funil e produzir conteúdos?
Então está na hora de realizar um bom planejamento e desenvolver as estratégias necessárias para colocar tudo isso em prática.
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